Repository logo
 
Publication

A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.contributor.authorFarinha, Cláudia Patrícia Pires
dc.date.accessioned2014-06-06T10:26:20Z
dc.date.available2014-06-06T10:26:20Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractAtualmente, pode se afirmar que as TIC fazem parte da vida de todos e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se podem dissociar, já que representam também um suporte do desenvolvimento humano e profissional. Na escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem, podendo apoiá-la de diversas formas, nomeadamente, através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e do desenvolvimento de capacidades específicas. Neste sentido, este projeto teve por objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual» nos domínios da Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes deste estudo são 23 alunos do 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola São Tiago, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia que se considerou mais adequada para esta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista que integra o estudo de caso e a investigação ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, na qualidade de professore-investigador no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados questionários aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas às professoras titulares do Agrupamento 1ºCEB, incluindo a professora cooperante. A análise de dados demonstrou uma motivação intrínseca manifestada na participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto, tendo o uso do software educativo concorrido para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Revelou, igualmente, a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Ainda foi possível averiguar que a utilização do software educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino-aprendizagem, atendendo de forma complementar o professor a ter um lugar proeminente.por
dc.description.abstractCurrently, one can affirm that ITs are part of everyone's life and a reality which cannot be separated from the education system, since they also represent a basis for human and professional development. At school, ITs have become a constituent element of the learning environment and can support it in various ways, including innovative and different approaches regarding the content and the development of specific skills. Thus, this project was aimed at describing and analyzing the importance of ITs in the teaching-learning process, based on the use of the Virtual School software in the areas of Portuguese Language , Mathematics and Environmental Studies, to the extent that they have become fundamental in the classroom context. This research was developed under the Supervised Practice, which is part of the second semester of the second year of the Master Degree in Early Childhood Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The participants are 23 students of the third year of Basic Education in São Tiago School, aged from 8 to 9 years. The qualitative methodology was considered the most appropriate for this research, with a mixed approach that articulates the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, and the main tool for data collection was based on participant observation, based on the role of teacher and researcher in the context of the classroom during the project. In addition, questionnaires and semi structured interviews were applied to the students and professors, including the cooperating teacher. Data analysis showed an intrinsic motivation manifested through an active student participation throughout the project, and the use of the software contributed to a more motivating, challenging and meaningful learning. It was further revealed the importance of the teacher's role as facilitator in the teaching- learning process. It was possible to ascertain that the use of educational software can be an important resource in the implementation of the teaching-learning process, in that it complements the role of the teacher but never replaces it.
dc.identifier.tid201099667
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2398
dc.language.isoporpor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectSoftware educativopor
dc.subjectEscola virtualpor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstudo do meiopor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectInformation technology and communication
dc.subjectEducational software
dc.subjectVirtual school
dc.subjectPortuguese language
dc.subjectMathematics
dc.subjectEnvironmental studies
dc.subject1st cycle of basic education
dc.titleA utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Claudia_Farinha.pdf
Size:
3.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: