Repository logo
 
Publication

Desenvolver o conhecimento para ensinar matemática na interação entre contextos formais e não-formais

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2023-04-06T12:52:44Z
dc.date.available2023-04-06T12:52:44Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA prática de ensino supervisionada ocupa um tempo privilegiado na formação para o ensino da matemática, promovendo o desenvolvimento de competências associadas à profissão docente, mormente aquelas que serão indispensáveis para a formação de futuros cidadãos responsáveis, ativos e implicados na construção de uma sociedade da qual a matemática é parte indissociável. Para tal, a escola deve ser uma instituição aberta à comunidade, em sintonia com a realidade, renovadora, capaz de proporcionar bem-estar pessoal, físico e social aos jovens e prepará-los harmoniosamente para o futuro. Naturalmente que, se os estagiários não experienciarem situações de planificação, implementação e avaliação de percursos de ensino e aprendizagem e a construção de recursos didáticos ajustados ao ensino de conteúdos curriculares em contextos não-formais, fica dificultada a sua ação de futuros professores no sentido da abertura da escola à comunidade e ao meio envolvente. Com o estudo aqui apresentado, sustentado nas premissas e na problemática expostas, propusemo-nos desenvolver e avaliar uma estratégia formativa que proporcionasse aos nossos estagiários a oportunidade de se iniciarem no ensino da matemática, numa perspetiva integradora com outras áreas do currículo do 1.º CEB, na interação entre contextos formais e não-formais. Os resultados, suportados na análise das reflexões das futuras professoras e das opiniões das professoras cooperantes, sustentam uma avaliação muito positiva.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The supervised teaching practice occupies a privileged time in the training for teaching mathematics, promoting the development of skills associated with teaching profession, especially those that will be essential for the formation of future citizens, responsible, active and engaged in building a society in which mathematics is an integral part. To this end, the school should be an open institution to the community, in tune with the surrounding reality, renewing, capable of providing personal, physical and social well-being of young people and prepare them harmoniously for the future. Of course, if trainees have not experience in practice teaching, planning situations, implementation and evaluation of teaching and learning routes and the construction of teaching resources adjusted to the teaching of curricular contents in non-formal contexts, is hampered their action as future teachers opening the school to the community and the environment. With this study, based on presented assumptions and problematic we took as objective to develop and evaluate a training strategy that gives to our trainees the opportunity to engage in mathematics teaching in non-formal contexts. The results, based on the analysis of the reflections of future teachers and opinions of the cooperating teachers, indicate a very positive evaluation. The results, supported by the analysis of the reflections of future teachers and the opinions of the cooperating teachers, support a very positive evaluation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R., & Paixão, F. (2022) - Desenvolver o conhecimento para ensinar matemática na interação entre contextos formais e não-formais. Brazilian Journal of Development, 8(7), 50669-50685. https://doi.org/10.34117/bjdv8n7-131pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34117/bjdv8n7-131pt_PT
dc.identifier.issn2525-8761
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8453
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectContextos não-formaispt_PT
dc.subjectEducação Matemáticapt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectBasic Educationpt_PT
dc.subjectNon-formal contextspt_PT
dc.subjectMathematics Educationpt_PT
dc.titleDesenvolver o conhecimento para ensinar matemática na interação entre contextos formais e não-formaispt_PT
dc.title.alternativeDevelop the knowledge to teach mathematics in the interaction between formal and non-formal contextspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage50685pt_PT
oaire.citation.issue7pt_PT
oaire.citation.startPage50669pt_PT
oaire.citation.titleBrazilian Journal of Developmentpt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2022-desenv-ensinar-mat-RBD.pdf
Size:
587.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: