Repository logo
 
Publication

O contributo das TIC para a leitura no 1ª Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação electrónica

dc.contributor.authorFernandes, Regina Marisa Farinha
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2013-07-01T13:45:49Z
dc.date.available2013-07-01T13:45:49Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA leitura é uma atividade de elevada importância para o nosso dia-a-dia. Todos os dias e, em todas as áreas do saber, necessitamos da leitura. Cada vez mais tem vindo a apostar-se na formação de leitores competentes e na implementação de novas formas de leitura. Ao mesmo tempo, tem vindo a assistir-se a uma grande expansão da Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas Portuguesas, dada a importância que têm para a vida em sociedade. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender em que medida a realização de tarefas de leitura, com recurso a livros em suporte informático, contribuem para uma maior motivação dos alunos para a leitura. Para sustentar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa (investigação-ação), baseada na implementação de tarefas de aprendizagem. Como principais fontes de recolha de dados desta investigação optou-se pelo inquérito por questionário, pela observação/avaliação da leitura e pelas notas de campo. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito do estágio de Prática Supervisionada realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Castelo Branco com um grupo de vinte e cinco alunos que frequentavam o segundo ano de escolaridade, no ano lectivo de 2011/2012. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos possuem competências digitais no uso do computador e que o utilizam muitas vezes sozinhos em atividade de complemento das suas aprendizagens e atividades lúdicas. A comparação entre a avaliação inicial da leitura e a avaliação que foi realizada após a implementação das tarefas com a utilização de recursos digitais (livros digitais com utilização de software de apresentação eletrónica) permitiram concluir que houve uma evolução significativa do desempenho dos alunos ao nível da leitura, nomeadamente, em alguns alunos cuja avaliação da leitura inicialmente era negativa.por
dc.identifier.citationFERNANDES, Regina ; GIL, Henrique (2013) - O contributo das TIC para a leitura no 1ª Ciclo do Ensino Básico : Software de apresentação electrónica. In 8ª Conferencia Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Lisboa, 19-22 de Junho : atas. Lisboa. p. 59-64.por
dc.identifier.isbn978-989-96247-9-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1949
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental)por
dc.subjectTICpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitura assistida por computadorpor
dc.subjectSoftware de apresentação eletrónicapor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleO contributo das TIC para a leitura no 1ª Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação electrónicapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage64por
oaire.citation.startPage59por
oaire.citation.title8ª Conferencia Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informaçãopor
oaire.citation.volumeVol. I - Artigospor
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
o Contributo das TIC.pdf
Size:
7.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: