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Reflexologia na gestão da dispneia em pessoas com necessidades paliativas

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Abstract(s)

Introdução: O relatório de estágio em Cuidados Paliativos reflete o percurso de aprendizagem, prática e desenvolvimento de competências avançadas de enfermagem em contexto real. Este documento visa apresentar a experiência formativa num serviço de internamento de Cuidados Paliativos, salientando a integração dos pilares fundamentais da área — controlo sintomático, comunicação, apoio à família e trabalho em equipa multidisciplinar — e o impacto destas práticas no cuidado centrado na pessoa. Objetivo: i) evidenciar, através de uma metodologia crítico-reflexiva, o desenvolvimento das competências profissionais em Cuidados Paliativos adquiridas em estágio numa unidade de CP; ii) descrever um projeto de intervenção na área da gestão da dispneia realizado em contexto de trabalho da mestranda e iii) apresentar resultados de uma revisão da literatura, que cumpriu a maioria dos pressupostos de uma Scoping Review sobre: reflexologia, como estratégia complementar no alívio da dispneia. Métodos: O estágio decorreu numa unidade de internamento de Cuidados Paliativos, com duração total de 300 horas, entre junho e agosto de 2024. A abordagem metodológica adotada incluiu a análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas e aquisição de competências. A implementação do projeto de intervenção respeitou um protocolo do projeto de intervenção formativa, baseado numa metodologia de projeto de melhoria continua da qualidade. Neste contexto, e por se identificar como uma necessidade do serviço, foi desenvolvida uma revisão da literatura, que cumpriu a maioria dos pressupostos de uma Scoping Review, através da metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) para mapear a evidência existente sobre reflexologia na gestão da dispneia em contexto paliativo. Resultados: O estágio permitiu o desenvolvimento de competências específicas em todos os pilares dos Cuidados Paliativos, com destaque para a gestão multidimensional de sintomas, a comunicação eficaz com utentes e famílias, o trabalho em equipa e o apoio emocional e espiritual. O projeto de intervenção implementado contribuiu para a formação da equipa em medidas não farmacológicas de controlo sintomático, nomeadamente na aplicação da reflexologia. A revisão realizada mapeou programas de reflexologia na gestão da dispneia em pessoas com necessidades paliativas. Conclusão: O relatório evidencia a importância do estágio na consolidação de competências avançadas em Cuidados Paliativos, destacando a relevância de abordagens multidisciplinares e de intervenções inovadoras, como a reflexologia, no controlo sintomático e na promoção da dignidade e qualidade de vida dos utentes. O percurso realizado permitiu uma visão holística e crítica sobre os desafios e potencialidades da prática em contexto real, sublinhando a necessidade de contínua formação, reflexão e investigação em Cuidados Paliativos.
Abstract: Introduction: The internship report in Palliative Care reflects the journey of learning, practice, and the development of advanced nursing skills in a real-world setting. This document aims to present the educational experience in an inpatient Palliative Care unit, highlighting the integration of the core pillars of the field — symptom control, communication, family support, and multidisciplinary teamwork — and the impact of these practices on person-centered care. Objective: i) To demonstrate, through a critical-reflective methodology, the development of professional competencies in Palliative Care acquired throughout the internship; ii) to describe an intervention project focused on dyspnea management carried out in a workplace setting; and iii) to present the results of a literature review that followed most of the assumptions of a Scoping Review on reflexology as a complementary strategy for relieving dyspnea. Methods: The internship took place in an inpatient Palliative Care unit, with a total duration of 300 hours, between June and August 2024. The methodological approach adopted included critical-reflective analysis of the experiences lived and the competencies acquired. The implementation of the intervention project followed a protocol of a formative intervention project, based on a continuous quality improvement methodology. In this context, was developed a literature review conducted, meeting most of the assumptions of a Scoping Review, using the Joanna Briggs Institute (JBI) methodology to map existing evidence on reflexology in the management of dyspnea in palliative care settings. Results: The internship enabled the development of specific competencies in all pillars of Palliative Care, with emphasis on multidimensional symptom management, effective communication with patients and families, teamwork, and emotional and spiritual support. The implemented intervention project contributed to team training on non-pharmacological symptom control measures, particularly the application of reflexology. The review mapped reflexology programs for dyspnea management in people with palliative care needs. Conclusion: The report highlights the importance of the internship in consolidating advanced competencies in Palliative Care, emphasizing the relevance of multidisciplinary approaches and innovative interventions, such as reflexology, in symptom control and in promoting patients’ dignity and quality of life. The experience provided a holistic and critical view of the challenges and potential of real-world practice, underscoring the need for continuous education, reflection, and research in Palliative Care.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos. Arquivado ao abrigo do disposto no n.º 4 do art.º 3.º da Política de Depósito de Documentos no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Keywords

Enfermagem Cuidados Paliativos Estágio Revisão da Literatura Projeto de Intervenção Reflexologia Nursing Palliative Care Internship Literature Review Intervention Project Reflexology.

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