Repository logo
 
Publication

A interação virtual através de videojogos e a capacidade funcional das pessoas idosas

dc.contributor.authorSoares, Ben Hur
dc.contributor.authorPasqualotti, Adriano
dc.contributor.authorBertolin, Telma Elita
dc.contributor.authorAmaro, Fausto
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2014-07-21T11:05:09Z
dc.date.available2014-07-21T11:05:09Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo relata um estudo sobre os efeitos dos exercícios físicos realizados de forma tradicional e com jogos digitais interativos na capacidade funcional dos idosos. O estudo incluiu a ingestão de Spirulina platensis, como um acessório de exercício físico. O estudo foi um ensaio clínico randomizado duplo cego, realizado em dois meses. A amostra foi composta por 20 mulheres e 15 homens idosos, divididos em três grupos: G1 (n= 12, 71,2 ± 7,5 anos) realizaram atividades físicas tradicionais, tais como levantamento de peso e de dança; G2 (n= 13,69 ± 5,8 anos) fez atividades interativas usando o Xbox Kinect (com o jogo ‘Body and Brain Connection’) e fez uso de Spirulina platensis; e G3 (n =10, 70,7 ± 4,8 anos) realizou as mesmas atividades interativas e usou um placebo. Os resultados mostram que as atividades físicas tradicionais e interativos melhorar três parâmetros de capacidade funcional, ou seja, a resistência aeróbia, agilidade e equilíbrio (p ≤ 0,05). No entanto, encontramos efeitos diferentes em dois parâmetros da capacidade funcional: não houve ganho de flexibilidade nos três grupos e havia apenas os ganhos em termos de velocidade do G1 e G2. A ingestão de Spirulina platensis em G2 pode estar aumentando a velocidade aeróbica. As conclusões gerais sugerem que atividades tradicionais e atividades físicas interativos são equivalentes na melhoria da capacidade funcional.por
dc.description.abstractAbstract - This paper reports on a study of the effects of physical exercises performed in a traditional way and with interactive digital games on functional capacity of older adults. The study included the intake of Spirulina platensis as an enhancement of physical exercise. The study was double blind randomized trial, conducted in 2 months. The sample consisted of 20 female and 15 male older adults, divided into three groups: G1 (n = 12, 71 ± 7.5 years) performed traditional physical activities, such as weight lifting and dance; G2 (n = 13, 69 ± 5,8 years) did interactive activities using the Xbox Kinect (with the ‘Body and Brain Connection’ game) and made use of Spirulina platensis; and G3 (n = 10, 70.7 ± 4.8 years) undertook the same interactive activities and used a placebo. The results show that both traditional and interactive physical activities improve there parameters of functional capacity, namely aerobic endurance, agility, and balance (p ≤ 0.05). However, we found dissimilar effects in two parameters of functional capacity: there were no gains in flexibility in the three groups and there were only gains in terms of G1 and G2. The intake of Spirulina platensis in G2 might be boosting the aerobic speed. The overall findings suggest that traditional activities and interactive physical activities are equivalent in improving functional capacity.por
dc.identifier.citationSOARES, Ben Hur [et al.] (2014) – A interação virtual através de videojogos e a capacidade funcional das oessoas idosas. In 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Informacion, Barcelona, 18-21 junho. Atas. Vol. I- Artículos. p. 53-58.por
dc.identifier.isbn978-989-98434-3-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2466
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAtividades de vida diáriapor
dc.subjectEstilo de vidapor
dc.subjectPhysical activitypor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectActivities of daily livingpor
dc.subjectLifestylepor
dc.titleA interação virtual através de videojogos e a capacidade funcional das pessoas idosaspor
dc.title.alternativeVirtual interaction and functional capacity of the elderlypor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBarcelona (España)por
oaire.citation.endPage58por
oaire.citation.startPage53por
oaire.citation.title9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Informacionpor
oaire.citation.volumeVol. I - Artículospor
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A interação virtual.pdf
Size:
343.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: