Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Crescer… com as bandas filarmónicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Isabel Pereira (16).pdf2.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A filarmónica é uma autêntica instituição nacional? Sem dúvida. Há neste caso que protege-la, dar-lhe o relevo que necessita e fazer dela uma forte “construção” (Freitas 1946, p. 30). Este trabalho consiste numa pesquisa de mestrado onde se ambicionou observar e analisar a influência das bandas de música na formação profissional do instrumentista de sopro e percussão. O propósito é analisar qual a relevância dessas associações nos instrumentistas e quais os resultados na sua formação como músicos profissionais. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário elaborado pela equipa de investigação aplicado a 102 indivíduos e também foram realizadas entrevistas. A nossa amostra foi constituída por indivíduos cuja idade se situa entre os 10 e os 63 anos, sendo que a maioria é do sexo masculino. Os resultados foram de encontro com o objetivo da investigação, demonstraram a importância das bandas de música e das suas escolas na aprendizagem musical no ensino vocacional. Os resultados evidenciaram que o ensino nas bandas filarmónicas e nas instituições do ensino vocacional de música são distintos, mas complementam-se, sendo que muitos músicos iniciam a sua formação nas bandas de música e ingressam no ensino formal, para prosseguir os seus estudos musicais.
Abstract : “Are the Philharmonic a true national institution? Without any doubt. One must protect it, giving it the necessary affirmation to make it a stronger “construction” (Freitas 1946, p. 30). This thesis consists in a masters degree survey where both the blowing and percussion musicians are influenced by the professional school training. The main aim is to analise the relevance of these associations on this music players and how it will affect their careers as professional musicians. The data was collected through a questionary and an interview made by the investigation team to a universe of 102 individuals. The sample is constituted by individuals aged between 10 and 63, mostly male. The results are aligned with the investigation goal, showing the philharmonics and its schools importance in the music learning field at the vocational school system. The results show that teaching at philharmonics and at vocational teaching institutions are different, however complementary, several musicians start their training at these philharmonics and go back to formal teaching schools , to progress in their musical formation.

Description

Trabalho de investigação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.

Keywords

Banda filarmónica Instrumentista de sopro e percussão Ensino de música Ensino vocacional Ensino não formal Philharmonic Blowing and percussion musician Music teaching Vocational teaching Non formal teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue