Publication
A relevância e o sentido prático da filosofia da educação
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T11:52:17Z | |
dc.date.available | 2020-01-20T11:52:17Z | |
dc.date.issued | 2006-05-10 | |
dc.description.abstract | Se clarificarmos os termos à volta da reflexão filosófica sobre a educação aparece-nos, por exemplo, o termo 'filosofia de educação', em que o 'de' é um 'genitivo objetivo', que o faz emergir na filosofia, movimentando-o no âmbito das reflexões filosóficas concretas, desde uma perspetiva histórica, metodológica e sistemática. O seu objetivo é o de conhecer os aspetos filosóficos da educação, complementando o horizonte do saber filosófico-pedagógico e o da formação humana. Se entendermos o 'de' como um 'genitivo subjetivo' enveredamos por um tipo de ciência aplicada (técnica e arte de educar), em que a metodologia obriga a entrar no campo descritivo e empírico. O termo 'Filosofia educacional' pretende construir uma área das ciências da educação, com o objetivo de descobrir as caraterísticas científico-filosóficas de uma determinada conceção educativa. Há, pois interesse em esclarecer a existência de várias filosofias da educação, admitindo que essa diversidade, na ausência de clarificação conceptual sobre o núcleo da atividade prática que é a 'educação'. Nortearemos essa ausência de identidade da filosofia da educação em tr~es aspetos: realização de atividades inteletuais e de investigação dos filósofos da educação em âmbitos científicos diversificados; a identificação (conteúdos) dos âmbitos científicos epistemológicos sobre a educação, que nos faz orientar em termos do saber fazer para a teoria da educação e daí as diferenças entre 'filosofia da educação' e 'teoria da educação'; movimento generalizado de afirmação da ci~encia pedagógica atual com a vertente científico-tecnológica, em que se questiona o papel da filosofia da educação (recus), já que o saber da educação é um saber 'para' ao vincular-se na 'praxis'. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Seção de Filosofia da Educação; Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2006)-A relevância e sentido prático da filosofia da educação. In: Martins, E.C. (coord.), Revolução das ideias e Teorias Pedagógicas. Castelo Branco: Alma Azul Editora/Gráfica de Coimbra. p.14-35. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 972-8989-10-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6881 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Alma Azul - Gráfica de Coimbra | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | www.almaazul.pt | pt_PT |
dc.subject | Filosofia da Educação | pt_PT |
dc.subject | Filosofia educacional | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia filosófica | pt_PT |
dc.subject | Prática educativa | pt_PT |
dc.subject | Reflexão filosófica | pt_PT |
dc.subject | Racionalidade prática | pt_PT |
dc.title | A relevância e o sentido prático da filosofia da educação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 35 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.title | ATAS do Congresso de Filsoofia da Educação - (R) Evolução das ideias e teorias da educação - Castelo Branco - IPCB/ESECB, 2003 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2006-CapituloLivro_Relevância&Sentido prático F.ª da Educação_Martins EC (coord.)_Revolução das ideias e Teorias Pedagógicas_CB-AlmaAzul Editora.pdf
- Size:
- 8.11 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: