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A relevância e o sentido prático da filosofia da educação

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2020-01-20T11:52:17Z
dc.date.available2020-01-20T11:52:17Z
dc.date.issued2006-05-10
dc.description.abstractSe clarificarmos os termos à volta da reflexão filosófica sobre a educação aparece-nos, por exemplo, o termo 'filosofia de educação', em que o 'de' é um 'genitivo objetivo', que o faz emergir na filosofia, movimentando-o no âmbito das reflexões filosóficas concretas, desde uma perspetiva histórica, metodológica e sistemática. O seu objetivo é o de conhecer os aspetos filosóficos da educação, complementando o horizonte do saber filosófico-pedagógico e o da formação humana. Se entendermos o 'de' como um 'genitivo subjetivo' enveredamos por um tipo de ciência aplicada (técnica e arte de educar), em que a metodologia obriga a entrar no campo descritivo e empírico. O termo 'Filosofia educacional' pretende construir uma área das ciências da educação, com o objetivo de descobrir as caraterísticas científico-filosóficas de uma determinada conceção educativa. Há, pois interesse em esclarecer a existência de várias filosofias da educação, admitindo que essa diversidade, na ausência de clarificação conceptual sobre o núcleo da atividade prática que é a 'educação'. Nortearemos essa ausência de identidade da filosofia da educação em tr~es aspetos: realização de atividades inteletuais e de investigação dos filósofos da educação em âmbitos científicos diversificados; a identificação (conteúdos) dos âmbitos científicos epistemológicos sobre a educação, que nos faz orientar em termos do saber fazer para a teoria da educação e daí as diferenças entre 'filosofia da educação' e 'teoria da educação'; movimento generalizado de afirmação da ci~encia pedagógica atual com a vertente científico-tecnológica, em que se questiona o papel da filosofia da educação (recus), já que o saber da educação é um saber 'para' ao vincular-se na 'praxis'.pt_PT
dc.description.sponsorshipSociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Seção de Filosofia da Educação; Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2006)-A relevância e sentido prático da filosofia da educação. In: Martins, E.C. (coord.), Revolução das ideias e Teorias Pedagógicas. Castelo Branco: Alma Azul Editora/Gráfica de Coimbra. p.14-35.pt_PT
dc.identifier.isbn972-8989-10-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6881
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAlma Azul - Gráfica de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionwww.almaazul.ptpt_PT
dc.subjectFilosofia da Educaçãopt_PT
dc.subjectFilosofia educacionalpt_PT
dc.subjectPedagogia filosóficapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectReflexão filosóficapt_PT
dc.subjectRacionalidade práticapt_PT
dc.titleA relevância e o sentido prático da filosofia da educaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleATAS do Congresso de Filsoofia da Educação - (R) Evolução das ideias e teorias da educação - Castelo Branco - IPCB/ESECB, 2003pt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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2006-CapituloLivro_Relevância&Sentido prático F.ª da Educação_Martins EC (coord.)_Revolução das ideias e Teorias Pedagógicas_CB-AlmaAzul Editora.pdf
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