Repository logo
 
Publication

Os desafios da multideficiência : um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência

dc.contributor.authorBarroso, Estefânia Venâncio
dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.date.accessioned2016-04-16T10:05:46Z
dc.date.available2016-04-16T10:05:46Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractUma das medidas implementadas em Portugal, nos últimos anos, com o objetivo de construir uma escola inclusiva, tem sido a criação de Unidades de Apoio Especializado para a educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita (UAEM). Para compreender a problemática da multideficiência e a inclusão educativa de alunos com multideficiência, importa verificar quais as opiniões dos professores do Ensino Regular que possuem alunos com multideficiência incluídos nas suas turmas, e dos professores de Educação Especial acerca da presença de uma Unidade de Apoio à Multideficiência no Agrupamento de escolas em que lecionam. Para atingir esse objetivo a metodologia que pareceu mais adequada foi a do estudo de caso, tendo sido utilizada como técnica de recolha de dados a observação (participante) e o inquérito (por questionário). No decorrer da investigação observou-se o funcionamento de uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e analisou-se a opinião de 24 professores que integram as amostras selecionadas para este estudo. Os resultados obtidos, neste trabalho, permitem concluir que, para os professores inquiridos, as UAEM são a melhor resposta educativa para crianças com multideficiência, tanto para a realização de aprendizagens, como para a sua socialização. Permitem, ainda, concluir que os professores de Educação Especial se sentem mais preparados para trabalhar com este tipo de público que os professores de Ensino Regular e que as opiniões sobre estas questões não divergem substancialmente entre os professores de Educação Especial e os professores de Ensino Regular.pt_PT
dc.description.abstractThe creation of Specialized Units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness in schools has been one of the implemented me¬asures during the last past years to promote inclusive education. To understand the problem of multiple disabilities and inclusive education for students with multiple disabilities which must ascertain the views of Regular Education teachers who have students with multiple disabilities included in their classes and Special Education teachers about the presence of a Supporting Unit in grouping multiple disabilities they are teaching. To achieve this goal the methodology that seemed most appropria¬te was the case study and the instruments that have been used to collect data were participant observation and questionnaire. During the investigation it was observed how the Special Unit for Students with Multiple Disabilities was working and it was analyzed the opinions of 24 teachers participating in the samples selected for this study. The results obtained in the empirical component of this study support the conclusion that the teachers surveyed for the Special Unit are the best educational response for children with multiple disabilities to perform both learning and their socialization. We conclude that Special Education teachers feel more prepared to work with this type of audience than teachers from Regular Teaching; and opinions on these issues do not differ substantially between teachers of Special Education and Regular Education teachers.pt_PT
dc.identifier.citationBARROSO, Estefânia ; MESQUITA, Helena (2014) – Os desafios da multideficiência: um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. Vol. 27, n.º 48, p. 219-232.pt_PT
dc.identifier.issn1808-270X
dc.identifier.issn1984-686X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4232
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_PT
dc.relation.ispartofseries48;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectUnidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénitapt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectMultiple disabilitiespt_PT
dc.subjectSpecialized units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindnesspt_PT
dc.titleOs desafios da multideficiência : um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiênciapt_PT
dc.title.alternativeThe challenges of multiple disabilities : a look at a specialized unit for students with multiple disabilitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSanta Maria, RS (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage232pt_PT
oaire.citation.startPage219pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação Especialpt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.givenNameMaria Helena
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Os_desafios_da_multideficiência.pdf
Size:
636 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: