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Abstract(s)
As políticas educacionais do Estado Novo em Portugal tiveram diversos efeitos, segundo o autor, nos vários sectores do ensino, por exemplo, as Escolas do Magistério, de formação de professores primários, foram encerradas em 1936 (reabertas em 1942) alegando-se que um programa de formação de professores centrado em “objectivos pedagógicos” era uma perda de tempo, dinheiro e inteligência. É bem demonstrativo o fato dos currículos dos Magistérios terem sido aprovados em 1943 (Decreto Lei nº 52629), o que no dizer de Filomena Mónica (1978) “a escola salazarista pretendia modelar as crianças em vez de educá-las”. Com o afastamento de Salazar do governo (1968) e a nomeação de Marcelo Caetano como seu substituto, surge em 1973, uma reforma educativa, algo inovadora na época, designada por “Reforma de Veiga Simão”. Discutir com profundidade teórica esta Reforma no período Marcelista Português é o objectivo do autor.
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Keywords
Escola marcelista Reforma educativa Política educativa Estado Novo Ensino Escolas do magistério
Citation
MARTINS, Ernesto (2010) - A reforma educativa de 1973 no declinar do período marcelista português - In ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de ; FERNANDES, Sónia Regina Souza (orgs.). - História da educação e da escola: olhar(es) luso-brasileiro(s). Campinas, SP : Mercado de Letras, ISBN 978-85-7591-151-8. p. 61-91.