Repository logo
 
Publication

Design - a construção contínua de competências

dc.contributor.advisorGuedes, Maria da Graça
dc.contributor.advisorFerrão, Hugo Martins Gonçalves
dc.contributor.authorGomes, Alexandra Cruchinho
dc.date.accessioned2012-03-14T16:14:03Z
dc.date.available2012-03-14T16:14:03Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionTese apresentada à Escola de Engenharia da Universidade do Minho com vista à obtenção do Grau de Doutor em Engenharia Têxtil - Ramo Gestão e Designpor
dc.description.abstractO presente estudo fundamenta-se na necessidade, que se entende urgente, para encontrar respostas para diversas questões que vêm surgindo, ao longo dos últimos tempos, e estão relacionadas com a procura de definição das competências necessárias para a formação dos perfis de profissionais em design – os designers. Estes são chamados a responder aos actuais desafios que o mercado lhes apresenta e, conforme se prevê, confrontam-se com exigências profissionais progressivamente mais elevadas. Pretende-se, com o presente trabalho de investigação, compreender e analisar em que medida é que as competências necessárias e determinantes para o desempenho dos designers estão a ser adquiridas ou desenvolvidas, quer ao longo da formação académica, quer ao longo da experiência ou prática profissional. Para além disso, o estudo debruçou-se sobre a percepção que os designers e os docentes do ensino superior em design possuem sobre a evolução das competências requeridas no horizonte de 2015. Cada vez mais se verifica a importância de prever as tendências de evolução das necessidades de qualificação profissional por parte das empresas para que, a partir dessa percepção, possam ser retiradas indicações que irão auxiliar e influenciar todo o trabalho de construção e/ou reformulação das estruturas curriculares dos cursos de design. O trabalho de investigação foi iniciado com a identificação das competências em design, enunciadas e descritas quer por autores e investigadores, quer por diversas instituições, associações e centros de design nacionais e internacionais. O perfil do profissional em design, nas diversas áreas de especialização, definido a partir do levantamento realizado, deu origem a dois questionários, um dirigido aos designers a exercer profissão e outro aos docentes do ensino superior em design. A informação recolhida, a partir dos questionários, foi analisada e, posteriormente, retiradas as conclusões. A principal conclusão do trabalho foi que se verifica a tendência para que, no já próximo horizonte de 2015, os designers se confrontem com o aumento significativo das exigências sobre as competências detidas. Assim, foi desenvolvido um modelo de construção de planos de cursos superiores em design que poderá ser utilizado como apoio à formulação de novos cursos ou reestruturação de cursos existentes.por
dc.identifier.citationGOMES, Alexandra Isabel Cruchinho Barreiros (2009) - Design - a construção contínua de competências. Braga : Universidade do Minho. Escola de Engenharia. 350 p. : quadros. gráficos. Tese de Doutoramento.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1225
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectGlobabilzaçãopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectPerfilpor
dc.subjectFormação do designerpor
dc.titleDesign - a construção contínua de competênciaspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.titleDesign - a construção contínua de competênciaspor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ALEX_CRUCH_TES_DOUT.pdf
Size:
4.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: