Publication
Design - a construção contínua de competências
dc.contributor.advisor | Guedes, Maria da Graça | |
dc.contributor.advisor | Ferrão, Hugo Martins Gonçalves | |
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra Cruchinho | |
dc.date.accessioned | 2012-03-14T16:14:03Z | |
dc.date.available | 2012-03-14T16:14:03Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | Tese apresentada à Escola de Engenharia da Universidade do Minho com vista à obtenção do Grau de Doutor em Engenharia Têxtil - Ramo Gestão e Design | por |
dc.description.abstract | O presente estudo fundamenta-se na necessidade, que se entende urgente, para encontrar respostas para diversas questões que vêm surgindo, ao longo dos últimos tempos, e estão relacionadas com a procura de definição das competências necessárias para a formação dos perfis de profissionais em design – os designers. Estes são chamados a responder aos actuais desafios que o mercado lhes apresenta e, conforme se prevê, confrontam-se com exigências profissionais progressivamente mais elevadas. Pretende-se, com o presente trabalho de investigação, compreender e analisar em que medida é que as competências necessárias e determinantes para o desempenho dos designers estão a ser adquiridas ou desenvolvidas, quer ao longo da formação académica, quer ao longo da experiência ou prática profissional. Para além disso, o estudo debruçou-se sobre a percepção que os designers e os docentes do ensino superior em design possuem sobre a evolução das competências requeridas no horizonte de 2015. Cada vez mais se verifica a importância de prever as tendências de evolução das necessidades de qualificação profissional por parte das empresas para que, a partir dessa percepção, possam ser retiradas indicações que irão auxiliar e influenciar todo o trabalho de construção e/ou reformulação das estruturas curriculares dos cursos de design. O trabalho de investigação foi iniciado com a identificação das competências em design, enunciadas e descritas quer por autores e investigadores, quer por diversas instituições, associações e centros de design nacionais e internacionais. O perfil do profissional em design, nas diversas áreas de especialização, definido a partir do levantamento realizado, deu origem a dois questionários, um dirigido aos designers a exercer profissão e outro aos docentes do ensino superior em design. A informação recolhida, a partir dos questionários, foi analisada e, posteriormente, retiradas as conclusões. A principal conclusão do trabalho foi que se verifica a tendência para que, no já próximo horizonte de 2015, os designers se confrontem com o aumento significativo das exigências sobre as competências detidas. Assim, foi desenvolvido um modelo de construção de planos de cursos superiores em design que poderá ser utilizado como apoio à formulação de novos cursos ou reestruturação de cursos existentes. | por |
dc.identifier.citation | GOMES, Alexandra Isabel Cruchinho Barreiros (2009) - Design - a construção contínua de competências. Braga : Universidade do Minho. Escola de Engenharia. 350 p. : quadros. gráficos. Tese de Doutoramento. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1225 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.subject | Design | por |
dc.subject | Globabilzação | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Perfil | por |
dc.subject | Formação do designer | por |
dc.title | Design - a construção contínua de competências | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.title | Design - a construção contínua de competências | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |