Repository logo
 
Publication

Marcas em tempos COVID-19 : quando os valores se sobrepõem a práticas publicitárias dominantes

dc.contributor.authorMarques, Maria Gorete Costa
dc.contributor.authorSilvestre, Maria Carminda Bernardes
dc.date.accessioned2021-06-22T10:16:34Z
dc.date.available2021-06-22T10:16:34Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAs marcas/ brand(ing) estão inscritas em formações discursivas que constituem tudo aquilo que é dito sobre estas, todas as asserções que as nomeiam, descrevem, explicam, traçam o seu desenvolvimento e as mapeiam num tempo histórico e cultural. Este artigo visa analisar o comportamento de marcas que se destacaram em tempos COVID-19,assumindo este momento um tempo histórico, transformador para um paradigma pós-Covid que merece ser refletido. Partindo de uma abordagem qualitativa e do enquadramento teórico da Linguística Sistémico-Funcional (Halliday, 2004) e da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1995), desenvolvemos o estudo da marca numa perspetiva discursiva, analisando o corpus principal constituído pelo comportamento de marcas no período de março a junho de 2020, mediadas pela televisão portuguesa, de forma a identificarmos mudanças em progresso ao nível da sociedade e das marcas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : Brands/ brand(ing) are inscribed in discursive formations that constitute everything that is said about these, all the assertions that name them, describe, explain, trace their development, and map them ina historical and cultural time. This article aims to analyse the behaviour of brands that stood out in times of COVID-19, assuming this moment ahistorical time, transformative to a post-Covid paradigm that deserves to be pondered. From a qualitative approach within the theoretical framework of Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 2004), and Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1995), we study the brand from a discursive perspective, analysing the main corpus constituted by the behaviour of brands in the period from March to June 2020, mediated by Portuguese television to identify changes in progress at the level of society and brands.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARQUES, Maria Gorete Costa; SILVESTRE, Maria Carminda Bernardes (2021) - Marcas em tempos COVID-19 : quando os valores se sobrepõem a práticas publicitárias dominantes. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIV, nº 27, p. 1-7.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7597
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrand(ing)pt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectIdeologiapt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectIdeologiapt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.titleMarcas em tempos COVID-19 : quando os valores se sobrepõem a práticas publicitárias dominantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage7pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeXIV, nº 27pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gorete Marques.pdf
Size:
281.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format