Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresenta-se uma proposta de abordagem didáctica do tema “Reacções de Oxidação-Redução” a qual se desenvolve a partir da questão problema “Como pode ser construída uma pilha, como funciona e porque devem ser recicladas as pilhas comerciais?”. A planificação foi aplicada na sala de aula sendo toda a temática desenvolvida com base em trabalho experimental e em pesquisa levada a cabo pelos alunos e permitiu, no final, a construção de alguns geradores de pilhas utilizáveis para iluminação. Os resultados foram positivos e demonstram que os alunos revelam um maior interesse pelos assuntos científicos quando lhes é dada a oportunidade de aprender experimentando e problematizando assuntos do seu quotidiano.
Description
Keywords
Didáctica das ciências Prática pedagógica CTS Oxidação-redução
Pedagogical Context
Citation
PEREIRA, Paulo ; PAIXÂO, Fátima (2004) - Reacções de oxidação – redução no ensino básico numa perspectiva CTS “História de vida de uma pilha”. In III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 28-30 Junho - Perspectivas ciência-tecnologia-sociedade na inovação da educação em ciência. Aveiro. p. 347-350.
Publisher
Universidade de Aveiro Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa