Repository logo
 

ESECB - Pósteres em encontros científicos/técnicos

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 38
  • Educar para as emoções na escola: experiência de um programa de inteligência emocional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Iremos abordar a educação para as emoções que implica o desenvolvimento de competências emocionais, constituindo um processo contínuo que potencializa o desenvolvimento de competências e habilidades, sendo um elemento essencial para a vida dos seres humano, de modo a incrementar bem-estar pessoal e social. Trataremos da aplicação de um programa de Inteligência Emocional (PIE) nas escolas do 1.º CEB na região de Castelo Branco, inserido no Programa Transfronteiriço de Aprendizagem de habilidades emocionais na educação Básica, estabelecido entre o Instituto Politécnico e a Universidade de Extremadura/Faculdade de Educação (Badajoz), realizado entre 2011-2017. Estruturamos em 6 pontos a palestra/Workshop que, para além das Ideias (conclusivas) e a bibliografia, coincidem com os objetivos estabelecidos: analisar questões de conceptualização relacionado com emoções, competências, habilidades socio-emocionais e aprendizagem social e emocional; promover a relevância da educação para as emoções; descrever a estrutura do PIE; explicar a aplicabilidade e execução do PIE em turmas do 1.º CEB; analisar os efeitos do PI nos intervenientes e protagonistas; avaliar globalmente a eficácia do PIE. O PIE desenvolveu várias competências e habilidades nos alunos, levando-os a conhecerem as suas emoções e a dos outros, a saberem geri-las e controlá-las nas situações educativas, ou seja, tudo isto implicou melhoria no desempenho e rendimento escolar dos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º CEB.
  • Estilo de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado
    Publication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Nunes, Gabriela dos Santos; Serrano, João; Ibáñez, Sergio J.
    Pretende-se caraterizar os estilos de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual (DI). A amostra foi constituída por 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Podemos concluir que o treinador de desporto adaptado que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual opta por um estilo de decisão mais democrático, aliado a um estilo de planificação mais flexível.
  • Atenção e memória nas crianças disléxicas: efeitos de um programa de intervenção
    Publication . Mesquita, Helena; Antunes, Raul; Batista, Marco; Honório, Samuel; Serrano, Diogo; Salvado, Daniela Alexandra Garrido
    Com este estudo pretende-se comparar crianças disléxicas e não disléxicas ao nível das capacidades de atenção e memória e ainda a implementação de uma proposta de programa de jogos motores para aferir se existe alguma alteração pós programa na atenção e memória. A amostra constituída por 26 sujeitos, (12 disléxicos e 14 não disléxicos), com idades entre os 9 e os 12 anos. Instrumentos para avaliação: Teste Menvis- A (avalia a memória visual), Teste Mavo (avalia a memória auditiva), Quadro de Schultz (avalia a atenção distribuída) e o Teste Toulouse Piéron (avalia a atenção concentrada) e na implementação de jogos motores teremos jogos como, o gigante e anão, jogo do galo e jogo do chama e passa. Podemos afirmar que das sete variáveis analisadas nenhuma delas apresenta diferenças significativas (p≤0,05) entre o grupo de disléxicos e o grupo de não disléxicos. Relativamente à comparação entre os dois momentos (pré e pós programa de intervenção),das sete variáveis analisadas três delas apresentam diferenças estatisticamente significativas entre um grupo e o outro.
  • Perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptado
    Publication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Nunes, Gabriela dos Santos; Ibáñez, Sergio J.
    Pretendemos caraterizar o perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Participaram 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram aplicados inquéritos por questionário, tais com: “Coach Profile Questionnaire” (CPQ) sobre o perfil de modelo e “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação. Podemos concluir que os treinadores de desporto adaptado, que trabalham com atletas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental, apresentam um perfil mais inovador quanto ao modelo e mais académico relativamente à formação.
  • Hipoterapia na perturbação do espetro do autismo: efeito de um programa de intervenção - estudo de caso
    Publication . Batista, Marco; Mesquita, Helena; Honório, Samuel; Serrano, João; Pires, Pedro Rui Inês; Costa, Carolina Lopes da
    O estudo incidiu na avaliação do perfil psicomotor e posterior a um indivíduo de 20 anos, do género masculino, com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O instrumento utilizado foi a Bateria Psicomotora (BPM) para identificar o perfil psicomotor do indivíduo e que nos permitiu a determinação dos fatores psicomotores mais fracos. Posteriormente realizaram-se 12 sessões de hipoterapia, com incidência nos fatores psicomotores que se apresentaram mais fracos. Após a intervenção programada, procedeu-se a uma nova avaliação do indivíduo, o que nos permitiu interpretar a evolução do perfil psicomotor. Em traços conclusivos, o indivíduo na avaliação inicial apresentou um perfil psicomotor dispráxico (satisfatório) e após a implementação das sessões de hipoterapia, verificou-se evolução para um perfil psicomotor eupráxico (normal), o que nos sugere mais um contributo deste tipo de metodologia de intervenção em coletivos com PEA ou mesmo com distúrbios emocionais e comportamentais, contribuindo para a promoção da sua inclusão social.
  • Efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do treino
    Publication . Batista, Marco; Mesquita, Helena; Pires, Pedro Rui Inês; Nunes, Gabriela dos Santos; Santos, Jorge; Ibáñez, Sergio J.
    Com este estudo pretende-se avaliar os efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do processo de treino. A amostra constituída por 31 treinadores portugueses, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação; Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Concluímos que o estilo de liderança democrático dos treinadores de desporto adaptado portugueses não se revelou uma variável mediadora significativa entre a formação académica destes e o estilo de planificação que estes exercem no processo de treino.
  • Motivação para a prática do hóquei em patins : estudo comparativo entre escalões
    Publication . Honório, Samuel; Santos, Jorge; Serrano, João; Mesquita, Helena; Batista, Marco
    Pretende-se com este trabalho avaliar a motivação de atletas para a prática do Hóquei em Patins em função do escalão etário. Participaram 179 atletas de hóquei em patins: 35 do escalão de infantis, 34 dos iniciados, 24 dos juvenis, 31 dos juniores e 57 dos seniores. Pretendeu-se avaliar quais os pressupostos que motivam estes atletas para a prática do hóquei em patins. Para o efeito aplicou-se o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Verificaram-se níveis de motivação bastante satisfatórios, com médias superiores a 3. O maior índice de motivação centra-se no “Trabalho em Equipa” e em termos de “Influência Extrinseca” e “Aprendizagem Técnica” estas decrescem tendencialmente à medida que o escalão etário aumenta.
  • Investigação científica e educação : mãos dadas para combater infeções multirresistentes
    Publication . Aroso, Rafael; Pinto, Sara; Vinagreiro, Carolina; Dias, Lucas; Piccirillo, Giusi; Calvete, Mário; Pereira, Mariette; Paixão, Fátima
    Nesta comunicação, temos como objetivo evidenciar de que modo é que os antibióticos atuam e exemplificar, de forma didática, como é que o conhecimento e compreensão desses mecanismos podem ser transpostos para um contexto de sala de aula ou para contextos educativos não-formais, particularmente, incidindo na forma como a toma indevida de antibióticos pode gerar resistências muito perigosas para a vida humana. Com isto, pretende-se apresentar e discutir uma forma lúdica de educar para a adoção de hábitos mais sustentáveis na prevenção de infeções e, consequentemente, na preservação da saúde
  • Desenvolvimento do pensamento crítico na ciência, através dos estudos de filosofia motivados pela arte
    Publication . Guaragna, Regina; Vieira, Rui; Paixão, Fátima
    O ensino, ainda tradicional, oferece condições tecnicistas, com a supremacia da técnica sobre os conceitos, promovendo um ensino enciclopédico, com suas verdades absolutas. É necessária, a fundamentação filosófica da educação e formação dos professores e pesquisadores em ciência, oferecendo uma dimensão humana e social no mundo actual globalizado e de alta produção científica e tecnológica. Esta fundamentação é essencial para a formação moral e ética, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e tomada de decisão destes profissionais. O projecto tem por objectivo principal, construir o referencial teórico para organizar e aplicar uma unidade curricular que desenvolva o pensamento crítico de pós-graduandos de um programa de Pós-Graduação em Bioquímica, na Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS/Brasil), através dos estudos de história e filosofia da ciência. Para tanto, pretende-se utilizar a arte como agente promovedor de criatividade, imaginação e da abertura do nível de compreensão do mundo.
  • AIA-CTS: uma parceria para a investigação e divulgação da educação CTS
    Publication . Martins, Isabel; Vieira, Rui; Paixão, Fátima
    A Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) é uma associação científica particular e sem fins lucrativos, fundada em julho de 2010. Está sediada na Universidade de Aveiro, Portugal, e pretende abarcar toda a comunidade ibero-americana, formada por 22 países da Europa, Américas do Sul, do Norte e Central. Atualmente conta com Associados de 10 países. É presidida por Isabel P. Martins e inclui outros dois membros do CIDTFF nos seus órgãos sociais: Fátima Paixão e Rui Vieira. Esta direção, no mandato de 2016-2020, pretende continuar a congregar esforços que permitam conseguir alcançar uma Associação forte, coesa e capaz de se afirmar, no contexto Ibero-Americano, como entidade divulgadora de orientações CTS para a Educação formal e não formal em Ciência/Ciências, promotora de trabalho de investigação que leve ao aprofundamento do conhecimento nesta área e à formação de estudantes, professores e outros públicos não escolares. Neste poster procura-se destacar os principais objetivos da AIA bem como as principais ações que têm vindo a ser desenvolvidas e que estão detalhadas no seu site (http://aia-cts.web.ua.pt/)