ESECB - Pósteres em encontros científicos/técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Pósteres em encontros científicos/técnicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Radiation and environment a regional theme for the improvement of the scientific culture of a school communityPublication . Louro, Alina; Paixão, FátimaIn this study we identified the knowledge related with “Radiation and Environment” in a perspective of scientific culture, presented by teachers of different areas and by students in their final year of compulsory schooling, of a community located in a region with a considerable mate of radioactivity.
- An experimental work project with STS orientation : dyes and dyeing in a regional contextPublication . Paixão, Fátima; Pereira, Mariette; Cachapuz, AntónioBased on the dyes and dyeing processes of an ancient embroidery of Castelo Branco this study reports a project with STS orientation.
- Os incêndios florestais no estudo da química na atmosfera terrestrePublication . Simões, Ana Paula; Paixão, FátimaUma das finalidades da disciplina de Física-Química é desenvolver uma compreensão mais adequada das inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Seguindo esta orientação utilizou-se a situação da catástrofe dos incêndios florestais, vivida pela população e pelos próprios alunos da Zona do Pinhal no interior de Portugal no Verão de 2003 como ponto de partida e de referência para o estudo do complexo equilíbrio atmosférico. Os alunos tomaram consciência de que é através de reacções químicas que a atmosfera, em permanente alteração, tenta dar resposta ao, por vezes, desenfreado desenvolvimento humano. São exemplos de dinâmicas atmosféricas, as chuvas ácidas, o efeito de estufa, entre outras. É importante a sensibilização dos alunos para a compreensão dos fenómenos envolvidos e para o papel da Química na prevenção e minimização dessas interferências. Foi nesta forma de abordar a ciência, numa perspectiva mais ampla, que se baseou a planificação do tema “Na Atmosfera da Terra”, destinada a uma turma do 10º ano da Escola Secundária de Oleiros. São apresentadas as linhas gerai s da planificação desenvolvida e dos materiais construídos, bem como aspectos da avaliação da implementação na sala de aula, pela professora e pelos alunos.
- Reacções de oxidação : redução no ensino básico numa perspectiva CTS “história de vida de uma pilha”Publication . Pereira, P.; Paixão, FátimaApresenta-se uma proposta de abordagem didáctica do tema “Reacções de Oxidação-Redução” a qual se desenvolve a partir da questão problema “Como pode ser construída uma pilha, como funciona e porque devem ser recicladas as pilhas comerciais?”. A planificação foi aplicada na sala de aula sendo toda a temática desenvolvida com base em trabalho experimental e em pesquisa levada a cabo pelos alunos e permitiu, no final, a construção de alguns geradores de pilhas utilizáveis para iluminação. Os resultados foram positivos e demonstram que os alunos revelam um maior interesse pelos assuntos científicos quando lhes é dada a oportunidade de aprender experimentando e problematizando assuntos do seu quotidiano.
- A avaliação na educação pré-escolarPublication . Infante, Maria JoséEste Poster pretende divulgar algumas experiências realizadas no âmbito de várias acções de Formação Contínua para Educadores de Infância, realizadas ao longo de seis anos (1996/2002), em torno da temática “A Avaliação na Educação Pré-Escolar”. As acções promovidas em torno desta temática pretenderam dar resposta a necessidades de formação identificadas por Educadores de Infância. De facto, durante muitos anos os curricula da Formação Inicial de Educadores de Infância apresentavam um déficit de formação, na área do Desenvolvimento Curricular e Avaliação, situação que contribuía para o empobrecimento das suas práticas profissionais.
- O computador e as aprendizagens em ciências : a avaliação de páginas web de escolas do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Gil, Henrique; Afonso, MargaridaPretende-se com a presente comunicação apresentar de forma resumida as actividades desenvolvidas no âmbito do programa internet nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no distrito de Castelo Branco. O principal objectivo foi o de avaliar o conteúdo das diferentes páginas web de escolas do 1º Ciclo com a utilização de grelhas de avaliação a fim de se averiguar, com maior rigor, as suas potencialidades no processo de ensino aprendizagem.
- Orientação da investigação em educação em ciência e áreas disciplinares de referênciaPublication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioEste estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da investigação) e há certas disciplinas não científicas que predominam independentemente da orientação da investigação.
- Orientação da investigação em educação em ciência e contextos da investigaçãoPublication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioEste estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independentemente do tipo de orientação da investigação.
- Linhas dominantes de investigação em educação em ciência: caracterização e evolução ao longo de uma décadaPublication . Paixão, Fátima; Lopes, Bernardino; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioNo sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, nomeadamente tendo a ver com a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia da Ciência e em abordagens multidisciplinares.
- Orientações da investigação em educação em ciência e tipos de investigaçãoPublication . Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, AntónioEste estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investigação orientada para a pratica.