Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os incêndios florestais no estudo da química na atmosfera terrestre

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Poster_3.pdf1.7 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Uma das finalidades da disciplina de Física-Química é desenvolver uma compreensão mais adequada das inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Seguindo esta orientação utilizou-se a situação da catástrofe dos incêndios florestais, vivida pela população e pelos próprios alunos da Zona do Pinhal no interior de Portugal no Verão de 2003 como ponto de partida e de referência para o estudo do complexo equilíbrio atmosférico. Os alunos tomaram consciência de que é através de reacções químicas que a atmosfera, em permanente alteração, tenta dar resposta ao, por vezes, desenfreado desenvolvimento humano. São exemplos de dinâmicas atmosféricas, as chuvas ácidas, o efeito de estufa, entre outras. É importante a sensibilização dos alunos para a compreensão dos fenómenos envolvidos e para o papel da Química na prevenção e minimização dessas interferências. Foi nesta forma de abordar a ciência, numa perspectiva mais ampla, que se baseou a planificação do tema “Na Atmosfera da Terra”, destinada a uma turma do 10º ano da Escola Secundária de Oleiros. São apresentadas as linhas gerai s da planificação desenvolvida e dos materiais construídos, bem como aspectos da avaliação da implementação na sala de aula, pela professora e pelos alunos.

Description

Keywords

Didáctica das ciências Prática pedagógica CTS Incêndios florestais Atmosfera terrestre

Citation

SIMÕES, Ana Paula ; PAIXÂO, Fátima (2004) - Os incêndios florestais no estudo da Química na atmosfera terrestre. In III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 28-30 Junho - Perspectivas ciência-tecnologia-sociedade na inovação da educação em ciência. Aveiro. p. 267-270.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa

CC License