ESECB - Pósteres em encontros científicos/técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Pósteres em encontros científicos/técnicos by Title
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- AIA-CTS: uma parceria para a investigação e divulgação da educação CTSPublication . Martins, Isabel; Vieira, Rui; Paixão, FátimaA Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) é uma associação científica particular e sem fins lucrativos, fundada em julho de 2010. Está sediada na Universidade de Aveiro, Portugal, e pretende abarcar toda a comunidade ibero-americana, formada por 22 países da Europa, Américas do Sul, do Norte e Central. Atualmente conta com Associados de 10 países. É presidida por Isabel P. Martins e inclui outros dois membros do CIDTFF nos seus órgãos sociais: Fátima Paixão e Rui Vieira. Esta direção, no mandato de 2016-2020, pretende continuar a congregar esforços que permitam conseguir alcançar uma Associação forte, coesa e capaz de se afirmar, no contexto Ibero-Americano, como entidade divulgadora de orientações CTS para a Educação formal e não formal em Ciência/Ciências, promotora de trabalho de investigação que leve ao aprofundamento do conhecimento nesta área e à formação de estudantes, professores e outros públicos não escolares. Neste poster procura-se destacar os principais objetivos da AIA bem como as principais ações que têm vindo a ser desenvolvidas e que estão detalhadas no seu site (http://aia-cts.web.ua.pt/)
- An experimental work project with STS orientation : dyes and dyeing in a regional contextPublication . Paixão, Fátima; Pereira, Mariette; Cachapuz, AntónioBased on the dyes and dyeing processes of an ancient embroidery of Castelo Branco this study reports a project with STS orientation.
- Atenção e memória nas crianças disléxicas: efeitos de um programa de intervençãoPublication . Mesquita, Helena; Antunes, Raul; Batista, Marco; Honório, Samuel; Serrano, Diogo; Salvado, Daniela Alexandra GarridoCom este estudo pretende-se comparar crianças disléxicas e não disléxicas ao nível das capacidades de atenção e memória e ainda a implementação de uma proposta de programa de jogos motores para aferir se existe alguma alteração pós programa na atenção e memória. A amostra constituída por 26 sujeitos, (12 disléxicos e 14 não disléxicos), com idades entre os 9 e os 12 anos. Instrumentos para avaliação: Teste Menvis- A (avalia a memória visual), Teste Mavo (avalia a memória auditiva), Quadro de Schultz (avalia a atenção distribuída) e o Teste Toulouse Piéron (avalia a atenção concentrada) e na implementação de jogos motores teremos jogos como, o gigante e anão, jogo do galo e jogo do chama e passa. Podemos afirmar que das sete variáveis analisadas nenhuma delas apresenta diferenças significativas (p≤0,05) entre o grupo de disléxicos e o grupo de não disléxicos. Relativamente à comparação entre os dois momentos (pré e pós programa de intervenção),das sete variáveis analisadas três delas apresentam diferenças estatisticamente significativas entre um grupo e o outro.
- A avaliação na educação pré-escolarPublication . Infante, Maria JoséEste Poster pretende divulgar algumas experiências realizadas no âmbito de várias acções de Formação Contínua para Educadores de Infância, realizadas ao longo de seis anos (1996/2002), em torno da temática “A Avaliação na Educação Pré-Escolar”. As acções promovidas em torno desta temática pretenderam dar resposta a necessidades de formação identificadas por Educadores de Infância. De facto, durante muitos anos os curricula da Formação Inicial de Educadores de Infância apresentavam um déficit de formação, na área do Desenvolvimento Curricular e Avaliação, situação que contribuía para o empobrecimento das suas práticas profissionais.
- Centro interdisciplinar de linguas, culturas e educação - CLC&EPublication . Morgado, MargaridaO Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação (CLC&E) Unidade Funcional do IPCB, divulgou na forma deste poster as suas áreas de ação e serviços que disponibiliza, nomeadamente no Ensino de línguas estrangeiras, na investigação interdisciplinar, na tradução, assessoria linguística, comunicação intercultural, cooperação com unidades funcionais e orgânicas do IPCB, entre outras.
- Competences for science teaching at the 21st centuryPublication . Sá, Patrícia; Paixão, FátimaThis study presents a contribution to the conceptual and terminological clarification of the concept of teaching competence, as well as for the identification of a competencial framework of competences for science teaching at a primary education level, having in mind educating citizens for the 21st century as scientific literates. The proposed framework was developed based on an intensive literature review and on the contributions emerging from a shared reflection between researchers in science education (teachers educators), future primary teachers (pre-service teachers) and in-service primary teachers.
- O computador e as aprendizagens em ciências : a avaliação de páginas web de escolas do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Gil, Henrique; Afonso, MargaridaPretende-se com a presente comunicação apresentar de forma resumida as actividades desenvolvidas no âmbito do programa internet nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no distrito de Castelo Branco. O principal objectivo foi o de avaliar o conteúdo das diferentes páginas web de escolas do 1º Ciclo com a utilização de grelhas de avaliação a fim de se averiguar, com maior rigor, as suas potencialidades no processo de ensino aprendizagem.
- Contributo para a educação ambiental : de um projecto didáctico para o 1ºCEB à formação de professoresPublication . Centeno, Carina; Paixão, FátimaEste trabalho visa apresentar uma proposta didáctica, respectivos recursos e resultados, para abordar o tema da Mobilidade Sustentável como um Projecto de orientação CTS-A, com alunos do1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB). A proposta didáctica, já validada e implementada, contribuiu para a sensibilização de alunos futuros professores do 1ºCEB, por meio de uma situação de formação, com o intuito de os incentivar a uma tomada de consciência em relação à necessidade de assumir diferentes atitudes educativas com implicações positivas na alteração da actual e problemática situação ambiental. Os resultados apontam que a proposta e os recursos desenvolvidos constituem um elemento favorável em termos formativos.
- A definição de um sistema de qualidade para avaliar o percurso formativo em IESPublication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, PauloA Agência para Avaliação e Acreditação da Qualidade no Ensino Superior em Portugal, assim como a Lei da Qualidade no Ensino Superior, foram publicadas em 2007. Foi solicitado a cada Instituição de Ensino Superior (IES) a conceção de um sistema de avaliação da qualidade ajustado à sua dimensão e funcionamento, compatível com a política da qualidade existente e estratégia definida. Este trabalho apresenta a conceção do Sistema Interno de Gestão da Qualidade no Percurso Formativo definido para o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste sentido são abordadas as várias fases de desenvolvimento do sistema e que consiste no desenvolvimento progressivos dos vários subprocessos identificados: Unidade Curricular; Curso; Unidade Técnico Científica; Unidade Orgânica; Instituição. A estes subprocessos estão associados os referenciais definidos, considerando-se os European Standard and Guidelines, e a lógica organizacional existente.
- Desenvolvimento do pensamento crítico na ciência, através dos estudos de filosofia motivados pela artePublication . Guaragna, Regina; Vieira, Rui; Paixão, FátimaO ensino, ainda tradicional, oferece condições tecnicistas, com a supremacia da técnica sobre os conceitos, promovendo um ensino enciclopédico, com suas verdades absolutas. É necessária, a fundamentação filosófica da educação e formação dos professores e pesquisadores em ciência, oferecendo uma dimensão humana e social no mundo actual globalizado e de alta produção científica e tecnológica. Esta fundamentação é essencial para a formação moral e ética, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e tomada de decisão destes profissionais. O projecto tem por objectivo principal, construir o referencial teórico para organizar e aplicar uma unidade curricular que desenvolva o pensamento crítico de pós-graduandos de um programa de Pós-Graduação em Bioquímica, na Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS/Brasil), através dos estudos de história e filosofia da ciência. Para tanto, pretende-se utilizar a arte como agente promovedor de criatividade, imaginação e da abertura do nível de compreensão do mundo.