Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.78 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este estudo pretende-se comparar crianças disléxicas e não disléxicas ao nível das capacidades de atenção e memória e ainda a implementação de uma proposta de programa de jogos motores para aferir se existe alguma alteração pós programa na atenção e memória.
A amostra constituída por 26 sujeitos, (12 disléxicos e 14 não disléxicos), com idades entre os 9 e os 12 anos. Instrumentos para avaliação: Teste Menvis- A (avalia a memória visual), Teste Mavo (avalia a memória auditiva), Quadro de Schultz (avalia a atenção distribuída) e o Teste Toulouse Piéron (avalia a atenção concentrada) e na implementação de jogos motores teremos jogos como, o gigante e anão, jogo do galo e jogo do chama e passa.
Podemos afirmar que das sete variáveis analisadas nenhuma delas apresenta diferenças significativas (p≤0,05) entre o grupo de disléxicos e o grupo de não disléxicos. Relativamente à comparação entre os dois momentos (pré e pós programa de intervenção),das sete variáveis analisadas três delas apresentam diferenças estatisticamente significativas entre um grupo e o outro.
Description
Keywords
Dislexia Processamento de Informação Atenção Memória Jogos lúdico-motores
Citation
Mesquita, H., Antunes, R., Batista, M., Honório, S., Serrano, J. & Salvado, D. (2019). Atenção e memória nas crianças disléxicas: efeitos de um programa de intervenção. In: Libro de Actas del I Congreso Internacional de Innovación en el Deporte: 25 Años Caminando Juntos. Cáceres: Facultad de Ciencias del Deporte, Universidad de Extremadura, pp. 29-30.
Publisher
Facultad de Ciencias del Deporte, Universidad de Extremadura