Repository logo
 
Publication

Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCachapuz, António Francisco
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2016-04-26T11:20:53Z
dc.date.available2016-04-26T11:20:53Z
dc.date.issued1998
dc.descriptionTese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do grau de Doutor no ramo de Didáctica na especialidade de Didáctica das Ciênciaspt_PT
dc.description.abstractO estudo apresentado situa-se no âmbito e contexto da Formação de Professores. É sentida uma grande necessidade de inovação e mudança face às novas orientações no campo da Didáctica das Ciências com vista à obtenção de aprendizagens significativas nos alunos, orientada no sentido da construção de imagens actuais sobre ciência e conhecimento científico. Algumas das implicações deste Estudo dirigem-se para a necessidade de mais e melhor formação de professores, no sentido de que tenha como finalidade a efectiva alteração das práticas de ensino, em particular ao nível do ensino básico, em que se visa formar cidadãos, e não, ainda, cientistas. Outra proposta vai para a necessidade de uma reestruturação dos Programas Oficiais no sentido de uma organização em torno de temáticas, onde se explorem problemas e não só conceitos. Todo o desenvolvimento do Estudo aponta para a consideração da investigação em Didáctica das Ciências como catalisador de mudanças. Reforça-se a importância de desenvolver investigação com os professores e não investigação sobre os professores.pt_PT
dc.identifier.tid101075006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4527
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectReforma curricularpt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectFísica e químicapt_PT
dc.subjectReacções químicaspt_PT
dc.subjectConservação da massapt_PT
dc.subjectLavoisierpt_PT
dc.subjectEpistemologia/filosofia da ciênciapt_PT
dc.subjectHistória da ciênciapt_PT
dc.subjectTrabalho experimentalpt_PT
dc.subjectPerspectiva CTSpt_PT
dc.titleDa construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológicapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Didáctica das Ciênciaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mª de Fátima Paixão.PDF
Size:
499.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: