Publication
Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cachapuz, António Francisco | |
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T11:20:53Z | |
dc.date.available | 2016-04-26T11:20:53Z | |
dc.date.issued | 1998 | |
dc.description | Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do grau de Doutor no ramo de Didáctica na especialidade de Didáctica das Ciências | pt_PT |
dc.description.abstract | O estudo apresentado situa-se no âmbito e contexto da Formação de Professores. É sentida uma grande necessidade de inovação e mudança face às novas orientações no campo da Didáctica das Ciências com vista à obtenção de aprendizagens significativas nos alunos, orientada no sentido da construção de imagens actuais sobre ciência e conhecimento científico. Algumas das implicações deste Estudo dirigem-se para a necessidade de mais e melhor formação de professores, no sentido de que tenha como finalidade a efectiva alteração das práticas de ensino, em particular ao nível do ensino básico, em que se visa formar cidadãos, e não, ainda, cientistas. Outra proposta vai para a necessidade de uma reestruturação dos Programas Oficiais no sentido de uma organização em torno de temáticas, onde se explorem problemas e não só conceitos. Todo o desenvolvimento do Estudo aponta para a consideração da investigação em Didáctica das Ciências como catalisador de mudanças. Reforça-se a importância de desenvolver investigação com os professores e não investigação sobre os professores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101075006 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/4527 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Reforma curricular | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Física e química | pt_PT |
dc.subject | Reacções químicas | pt_PT |
dc.subject | Conservação da massa | pt_PT |
dc.subject | Lavoisier | pt_PT |
dc.subject | Epistemologia/filosofia da ciência | pt_PT |
dc.subject | História da ciência | pt_PT |
dc.subject | Trabalho experimental | pt_PT |
dc.subject | Perspectiva CTS | pt_PT |
dc.title | Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de ciências : conservação da massa nas reacções químicas : estudo da índole epistemológica | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Paixão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Didáctica das Ciências | pt_PT |