Repository logo
 
Publication

Teorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem : contributos para a formação de professores

dc.contributor.authorPereira, Cristina
dc.date.accessioned2011-06-02T09:43:51Z
dc.date.available2011-06-02T09:43:51Z
dc.date.issued2000-12
dc.description.abstractNeste artigo reflectimos sobre os modelos de formação de professores, destacando os modelos construtivistas e desenvolvimentistas que consideramos mais adequados a uma formação que pretende responder aos desafios que se colocam ao actual desempenho profissional dos professores. Identificamos alguns dos factores que podem funcionar como inibidores num processo de formação assente nesses paradigmas, centrando a nossa análise nas concepções implícitas dos alunos/futuros professores sobre os processos de ensino e aprendizagem. Apresentam-se e analisam-se essas concepções num grupo de 135 sujeitos, alunos dos cursos de Educação de Infância e Professores do 1º ciclo em três Escolas Superiores de Educação da Região Centro, no início do seu processo de formação. Os resultados, obtidos a partir da aplicação do Questionário sobre Concepções Implícitas dos Professores Acerca de Factores e Processos de Ensino e Aprendizagem- Forma B, construído por Abreu (1998), evidenciam uma disponibilidade conceptual a processos de formação que concretizem estratégias metodológicas assentes em modelos construtivistas.por
dc.identifier.citationPEREIRA, Cristina (2000) - Teorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem – contributos para a formação de professores. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V/VI, n.º 9/10, p. 55-65.por
dc.identifier.issn0873-0504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/695
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Castelo Brancopor
dc.subjectConcepções implícitaspor
dc.subjectModelos de formação de professorespor
dc.subjectQuestionáriopor
dc.titleTeorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem : contributos para a formação de professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage65por
oaire.citation.startPage55por
oaire.citation.titleEducare Educerepor
person.familyNamegonçalves Pereira
person.givenNameCristina
person.identifier.orcid0000-0002-1295-3541
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationde00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryde00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cristina_Pereira 2000(55-65).pdf
Size:
418.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: