Repository logo
 
Publication

Os animais nos contos tradicionais portugueses - relações de poder

dc.contributor.advisorPires, Maria da Natividade Carvalho
dc.contributor.authorGaspar, Cátia Filipa da Rosa
dc.date.accessioned2013-12-12T17:55:01Z
dc.date.available2013-12-12T17:55:01Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, leccionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escolhemos como tema de investigação, a articular com a prática, “Os Animais nos Contos Tradicionais Portugueses – Relações de poder”. Esta opção justifica-se pelo facto de considerarmos que o trabalho sobre esta temática, além de ser interessante para qualquer faixa etária, é, no nosso entender, muito importante no 1º Ciclo, pela ligação afetiva espontânea que as crianças, nesta idade, têm frequentemente com os animais, bem como pela reflexão que pode permitir sobre o papel das relações entre personagens frágeis e personagens fortes. O período de prática supervisionada proporcionou a análise concreta das relações entre grande/ pequeno, no que diz respeito ao tamanho físico do animal, assim como das características psicológicas do animal (personificado) e suas implicações na dinâmica de funcionamento em grupo/ sociedade. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo, registo fotográfico e documentos de registo de atividades, textos e desenhos. A análise dos resultados pretende apurar se ocorrem alterações na forma como os alunos encaram as relações de poder entre os animais e, simbolicamente, entre os seres humanos. Formando uma etapa que reúne variadas experiências, momentos reflexivos e muitas aprendizagens, a Prática Supervisionada permitiu-nos um contato próximo com a dupla função do professor - ensinar e investigar. A união entre a teoria e a prática é um caminho indispensável para a eficácia do sucesso, quer para o docente quer para os alunos.por
dc.description.abstractThe actual stage report results from the apresentation and reflection about Supervised Practice of Primary School, integrated in the 2nd cycle of studies, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, taught in Escola Superior de Educação de Castelo Branco. We chose as investigation´s theme “Animals in portuguese traditional tales – power relationships” This choice is justified by the fact we consider this work besides being interesting for any age group, is, in our opinion, very important in the Primary School because of the spontaneous emotional connection that students at this age often have with animals, as well as the reflection can allow about the role of relationships between weak characters and strong characters. The Supervised Practice provided the concrete analysis of the relation between concepts of big/small, in what concerns about physical size of animal, as well as psychological characteristics of the animal (personified) and their implications on the operating dynamic in a group / society. The methodology developed was research/action and the techniques of data recoil were observation, field notes, photographic records and documents of activities record, texts and draws. The analysis of results has with aim find out if occur alterations in the form how students face the power relationships between animals and, symbolically, between human beings. Making one phase that recoils multiples experiences, reflexive moments e and diverse learnings, the supervised practice allowed us a close contact with teacher´s double function – to teach and to investigate. The union of theory and practice is an indispensable way for the effectiveness of success, either for teacher or for students.
dc.identifier.tid201097737
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2161
dc.language.isoporpor
dc.subjectContos tradicionaispor
dc.subjectAnimaispor
dc.subjectGrandespor
dc.subjectPequenospor
dc.subjectRelações de poderpor
dc.subjectTraditional tales
dc.subjectAnimals
dc.subjectLarge
dc.subjectSmall
dc.subjectPower relations
dc.titleOs animais nos contos tradicionais portugueses - relações de poderpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsinopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cátia Gaspar - Relatório de Estágio.pdf
Size:
7.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: