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Authors
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Abstract(s)
Introdução: As recentes e expressivas alterações verificadas ao nível do ensino, a confusão burocrática legislativa evidenciada pela fusão de 3 cursos numa única licenciatura (Imagem Médica e Radioterapia - IMR), e a ausência de mecanismos de regulação e controlo na profissão remetem, obrigatoriamente para uma necessidade de consolidação e estabilidade. Assim, este estudo pretendeu explorar e analisar a percepção dos técnicos de radiologia sobre o estado da arte do ensino da profissão e sobre as suas legítimas expectativas.
Materiais e métodos: Um questionário previamente validado foi distribuído eletronicamente a todos os coordenadores dos serviços de imagiologia públicos de Portugal, tendo sido solicitada a sua divulgação interna aos técnicos de radiologia. Foram obtidos 251 questionários válidos para efeitos de análise e tratamento estatístico.
Resultados: Na opinião dos técnicos de radiologia, a atual licenciatura não permitiu melhorar os conhecimentos, competências e atitudes dos profissionais, tendo sido observadas diferenças estatisticamente significativas entre os técnicos de radiologia licenciados em Radiologia e os licenciados em IMR. Para 70% dos inquiridos, também o grau de preparação dos alunos de IMR é menor, sendo que nenhum inquiridos selecionou a opção 5 da escala (mais preparados em relação ao ciclo de estudos anterior.
Conclusão: Na percepção dos técnicos de radiologia o caminho da especialização profissional e da formação contínua obrigatória são requisitos essenciais à consolidação da profissão e ao seu reconhecimento social. Para tal, é fundamental a existência de uma ordem profissional que regule e represente devidamente a profissão.
Description
Keywords
Técnico de radiologia Imagem médica e radioterapia Profissão Ensino Formação contínua
Pedagogical Context
Citation
ALMEIDA, Rui Pedro de ; LOBO, Manuel (2021) - Pesquisa a nível nacional para uma trajetória evolutiva da profissão de técnico de radiologia em Portugal. ROENTGEN. Vol2, n.º 1, p. 57-65.
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