Repository logo
 
Publication

Incursões na prática: perceção de futuros professores e educadores sobre o valor formativo da interação entre contextos formais e não formais

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2023-04-06T12:56:33Z
dc.date.available2023-04-06T12:56:33Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNo âmbito da Didática da Matemática e das Ciências de futuros educadores, temos vindo a desenvolver uma estratégia formativa que implica parcerias com instituições de prática, proporcionando o envolvimento numa tarefa de planificação seguida de intervenção com crianças. A estratégia valoriza a interação entre contextos formais e não formais, dando relevo ao património local, e a perspetiva integradora das duas áreas. O estudo visa analisar a relevância da estratégia para o desenvolvimento profissional de 15 futuras educadoras, tendo-se colocado a questão: Quais as perceções de futuras educadoras sobre o contributo para a sua formação da experiência vivenciada? Adotou-se uma metodologia descritiva e interpretativa em que os dados foram recolhidos por inquérito e reflexões escritas sobre a experiência de planificação e incursão na prática. A análise de dados baseou-se em três categorias previamente definidas. Os resultados revelam que a experiência se repercutiu de forma positiva, permitindo evidenciar o valor da estratégia formativa para despertar para a interação entre contextos formais e não-formais e para a integração curricular.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Within the scope of the Didactics of Mathematics and Sciences for future educators, we have been developing a training strategy that involves partnerships with institutions of practice, providing involvement in a planning task followed by intervention with children. The strategy values the interaction between formal and non-formal contexts, emphasizing local heritage, and the integrating perspective of the two areas. The study aims to analyse the relevance of the strategy for the professional development of 15 future educators, having raised the question: What are the perceptions of future educators about the contribution of the training experience to their training? A descriptive and interpretive methodology was adopted, in which data were collected through a questionnaire and written reflections on the experience of planning and incurring in practice. Data analysis was based on three previously defined categories. The results reveal that the experience had positive repercussions, making possible to highlight the value of the training strategy for awakening to the interaction between formal and non-formal contexts and for curricular integration.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R., & Paixão, F. (2021) - Incursões na prática : perceção de futuros professores e educadores sobre o valor formativo da interação entre contextos formais e não formais. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, J. Silveira, D. Vaz, & J. Morgado (Coord.), Educação em ciências: interações e desafios (pp. 116-119). Escola Superior de Educação de Coimbra, Associação Portuguesa de Educação em Ciências.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99491-1-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8454
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciênciaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectPráticapt_PT
dc.subjectContextos não-formaispt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectPre-service Teachers Educationpt_PT
dc.subjectDidacticspt_PT
dc.subjectPracticept_PT
dc.subjectNon-formal contextspt_PT
dc.subjectCurriculum integrationpt_PT
dc.titleIncursões na prática: perceção de futuros professores e educadores sobre o valor formativo da interação entre contextos formais e não formaispt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage119pt_PT
oaire.citation.startPage116pt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ENEC_COIMBRA-publicado.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: