Repository logo
 
Publication

A representação social da ‘Outra Infância’ no contexto de oitocentos e parte de novecentos em Portugal

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2021-03-01T12:52:01Z
dc.date.available2021-03-01T12:52:01Z
dc.date.issued2020-09-09
dc.description.abstractAbordamos a representação social da infância portuguesa, mas especificamente a ‘Outra infância’, aquela que estava à margem da escolarização e normalização social da época e, por isso, necessitada de proteção, assistência e educação. O arco histórico de análise é o século XIX e parte do XX, norteado pelos seguintes objetivos: analisar a representação social da infância nas vertentes médico-assistencial - higienista e na da infração ou desviação social; compreender os processos de proteção, de assistência socioeducativa ou de correção. A representação social, daquela infância relacionava-se com as suas situações sociais e condições de conflito a que estava submetida, pelo facto de viver na rua, e com as formas de relação com o mundo social, o que implicava a sua diferenciação com as ditas normais. A metodologia argumentativa é de índole histórico-documental, fenomenológica (fenómeno a ‘outra infância’) e hermenêutica. A imagem da infância foi influenciada por várias ciências, a partir finais do séc. XX e pelas políticas sociais, que culminou com dispositivos de proteção, de assistência, de institucionalização terminando no direito tutelar de menores (iniciado em 1911) e, principalmente nos direitos da criança, no séc. XX. O estudo pretende dar contributos à História [social] da Infância em Portugal, inserindo-os também na História [social] da Educação. Com este olhar, discurso e objeto de estudo, poderemos enriquecer aqueles campos da História, já que se trata de um tema de certa atualização socio histórica e cultural, relativo aquele campo disciplinar da ‘Outra infância’ como um novo objeto de investigação na nova história (Children Studies).pt_PT
dc.description.abstractWe approached the social representation of Portuguese childhood, but specifically the 'Other childhood', the one that was on the margins of the schooling and social normalization of the time and, therefore, in need of protection, assistance and education. The historical arc of analysis is the nineteenth century and part of the 20th century, guided by the following objectives: To analyze the social representation of childhood in the medical-care-hygienist and in the aspects of infraction or social deviation; Understand the processes of protection, socio-educational assistance or correction. The social representation of that childhood was related to its social situations and conflict conditions to which it was subjected, by living on the street, and with the forms of relationship with the social world, which implied its differentiation with the so-called normal ones. The argumentative methodology is historical-documentary, phenomenological (phenomenon to 'other childhood') and hermeneutics. The image of childhood was influenced by several sciences, from the end of the century. XX and social policies, which culminated in provisions of protection, assistance, institutionalization ending in the right of guardianship of minors (started in 1911) and, mainly in the rights of the child, in the 19th century. The study aims to contribute to the [Social] History of Childhood in Portugal, also inserting them into the [Social] History of Education. With this look, discourse and object of study, we can enrich those fields of history, since it is a theme of a certain sociohistorical and cultural updating, related to that disciplinary field of 'Another childhood' as a new object of investigation in the new history (Children Studies).pt_PT
dc.description.sponsorshipUniversidade Lusófona - CeiED; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto C. (2020) -A representação social da ‘Outra Infância’ no contexto de oitocentos e parte de novecentos em Portugal. Educação, Psicologia e Interfaces, Vol. 4, Nº 3, julho/setembro, p. 1-17.pt_PT
dc.identifier.doiDOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i3.270pt_PT
dc.identifier.issn2594-5343
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7469
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries3;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDispositivo médico-pedagógicopt_PT
dc.subjectDispositivo jurídico-socialpt_PT
dc.subjectOutra infância.pt_PT
dc.subjectProteçãopt_PT
dc.subjectRepresentação socialpt_PT
dc.subjectAnother childhoodpt_PT
dc.subjectSocial representationpt_PT
dc.subjectProtectionpt_PT
dc.subjectMedical-pedagogical devicept_PT
dc.subjectLegal-social provisionpt_PT
dc.titleA representação social da ‘Outra Infância’ no contexto de oitocentos e parte de novecentos em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeThe social representation of 'other childhood' in the context of eight hundred and part of nine hundred in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.issue3 (julho-setembro)pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação, Psicologia e Interfacespt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RevEducaPsicologiaInterfaces_270-artigo-1419-2-10-2021.pdf
Size:
331.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format