Repository logo
 
Publication

A estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação física

dc.contributor.authorPetrica, João
dc.date.accessioned2010-05-31T09:01:03Z
dc.date.available2010-05-31T09:01:03Z
dc.date.issued1996-03
dc.description.abstractA estabilidade dos comportamentos de ensino é conhecida pela importância que assume no domínio da formação inicial, em exercício e contínua dos professores, principalmente no que se refere aos processos de modificação comportamental com vista à eficácia do ensino. A pesquisa orientou-se no sentido de procurar conhecer a variabilidade dos comportamentos de ensino do professor de Educação Física ao longo das suas aulas e também em função da leccionação de modalidades desportivas diferentes em dois professores, um do Ensino Básico e outro do Ensino Secundário. Os resultados apontam, de um modo geral, a existência de uma variabilidade assinalável na maioria das categorias comportamentais utilizadas, independentemente das modalidades desportivas leccionadas. Consequentemente, quaisquer que sejam a ou as modalidades ensinadas, parece não ser aconselhável a observação de um número reduzido de aulas a um professor, sob pena de poder ser efectuada uma apreciação incorrecta dos seus comportamentos de ensino. As diferenças observadas nos dois professores em relação às categorias de algumas dimensões comportamentais parecem reforçar a ideia da necessidade de implementar uma formação de professores diferenciada de acordo com o nível de ensino onde irão leccionar.pt
dc.identifier.citationPETRICA, João (1996) - A estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação física. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN n.º 0873-0504. Ano II, n.º 2, p. 127-156.pt
dc.identifier.issn0873-0504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/209
dc.language.isoporpt
dc.publisherIPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Brancopt
dc.subjectAnálise de ensinopt
dc.subjectComportamentos de ensinopt
dc.subjectVariabilidadept
dc.subjectEstabilidadept
dc.titleA estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação físicapt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt
oaire.citation.endPage156pt
oaire.citation.startPage127pt
oaire.citation.titleEducare Educere : Revista da Escola Superior de Educaçãopt
person.familyNamePetrica
person.givenNameJoao
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
educare+nº2.pdf
Size:
2.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: