Publication
A estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação física
dc.contributor.author | Petrica, João | |
dc.date.accessioned | 2010-05-31T09:01:03Z | |
dc.date.available | 2010-05-31T09:01:03Z | |
dc.date.issued | 1996-03 | |
dc.description.abstract | A estabilidade dos comportamentos de ensino é conhecida pela importância que assume no domínio da formação inicial, em exercício e contínua dos professores, principalmente no que se refere aos processos de modificação comportamental com vista à eficácia do ensino. A pesquisa orientou-se no sentido de procurar conhecer a variabilidade dos comportamentos de ensino do professor de Educação Física ao longo das suas aulas e também em função da leccionação de modalidades desportivas diferentes em dois professores, um do Ensino Básico e outro do Ensino Secundário. Os resultados apontam, de um modo geral, a existência de uma variabilidade assinalável na maioria das categorias comportamentais utilizadas, independentemente das modalidades desportivas leccionadas. Consequentemente, quaisquer que sejam a ou as modalidades ensinadas, parece não ser aconselhável a observação de um número reduzido de aulas a um professor, sob pena de poder ser efectuada uma apreciação incorrecta dos seus comportamentos de ensino. As diferenças observadas nos dois professores em relação às categorias de algumas dimensões comportamentais parecem reforçar a ideia da necessidade de implementar uma formação de professores diferenciada de acordo com o nível de ensino onde irão leccionar. | pt |
dc.identifier.citation | PETRICA, João (1996) - A estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação física. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN n.º 0873-0504. Ano II, n.º 2, p. 127-156. | pt |
dc.identifier.issn | 0873-0504 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/209 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco | pt |
dc.subject | Análise de ensino | pt |
dc.subject | Comportamentos de ensino | pt |
dc.subject | Variabilidade | pt |
dc.subject | Estabilidade | pt |
dc.title | A estabilidade dos comportamentos relacionados com as principais funções de ensino do professor de educação física | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt |
oaire.citation.endPage | 156 | pt |
oaire.citation.startPage | 127 | pt |
oaire.citation.title | Educare Educere : Revista da Escola Superior de Educação | pt |
person.familyName | Petrica | |
person.givenName | Joao | |
person.identifier | 0000000069382669 | |
person.identifier.ciencia-id | 5C10-7709-03DB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0752-2093 | |
person.identifier.rid | G-8650-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55777717400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e |