Repository logo
 
Publication

Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.authorMartins, Susana Isabel Bártolo
dc.date.accessioned2017-02-22T14:28:21Z
dc.date.available2017-02-22T14:28:21Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico, provenientes da pré-escola (transição), é um momento de mudanças para elas e para os pais. A literatura, em geral, refere como fatores essenciais para o sucesso dessa adaptação escolar: o contexto; a família; a escola; a etnia, a cultura e linguagem; as características pessoais da criança. O estudo realizou-se em 2014, numa turma (N= 24 alunos) de uma escola urbana portuguesa (Escola Básica Cidade de Castelo Branco), de forma integrada com o Projeto de Inteligência Emocional em contexto escolar. A pesquisa apresenta uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com o objetivo de interpretar a relação dos comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1° ano da escolaridade obrigatória. As técnicas de recolha de dados foram: observação participante, escala de percepção sobre competências parentais, entrevista semiestruturada com os pais (N=18) e notas de campo. Realizou-se uma triangulação de dados, de base categorial e estatística, que confirmou a boa comunicação entre pais e filhos, na medida em que aqueles recorrem frequentemente ao diálogo com a escola para abordar situações de aprendizagem e comportamento. Os pais revelaram estar ’presentes’ e preocupados com a prática de atividades dos filhos e com a adaptação ou integração escolar, insistindo no cumprimento das regras de convivência, disciplina, postura em sala de aula, concentração e atenção.pt_PT
dc.description.abstractParental education is a psycho-educational, relational and communicational resource for school adaptation. The admission of children to primary education from preschool (transition) is a time of change for them and for their parents. The literature, in general, refers to the following aspects as key factors for the success o!’ school adaptation: context; family; school; ethnicity, culture and language; and personal characteristics of the child. The study was conducted in class (N = 24 students) in a Portuguesa urban school (Escola Básica Cidade de Castelo Branco) in 2014 together with the Emotional Intelligence Project in the school context. The mixed methodology (quantitative, qualitative) aimed to interpret the relationship between interactive and communicative behaviors of parents and the adaptation of children during the first year of compulsory education. Data collection techniques were as follows: participant observation; perception scale of parenting skills and semi-structured interview with parents (N=18); field notes. The triangulation of data using a categorical and statistical framework, confirmed the good communication between parents-children as parents often sought dialogue with the school to address situations related to learning and behavior. The parents revealed to be ‘present’ and concerned with the practice of activities with the children and their adaptation, insisting on the compliance with the rules of coexistence, discipline, behavior in the classroom, concentration, and attention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2017) – Revista de Educação PUC - Campinas. ISSN 2318-0870. Vol. 22, nº 1, p. 19-35.pt_PT
dc.identifier.issn2318-0870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5446
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPUCpt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAdaptação escolarpt_PT
dc.subjectCompetência parentalpt_PT
dc.subjectEducação parentalpt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.subjectInteração comunicativapt_PT
dc.subjectAdaptation to schoolpt_PT
dc.subjectParental skillpt_PT
dc.subjectParental educationpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectCommunicative interactionpt_PT
dc.titleEducação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeParental education and transition & adaptation of children from preschool to elementary school in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinaspt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação PUC - Campinaspt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação parental na transição e adaptação das crianças_2.pdf
Size:
5.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: