Repository logo
 
Publication

As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2021-09-07T11:02:26Z
dc.date.available2021-09-07T11:02:26Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.description.abstractFaria de Vasconcelos (1880-1939) foi um escolanovista com grande projeção na ciência pedagógica da época, ao estudar os problemas escolares dos anormais pedagógicos e deficientes. Dedicou parte da sua obra e ações sobre essa temática, refletindo e criando instituições para colmatar e resolver muitos desses problemas dos ‘anormais escolares’ e jovens na escolha da sua profissão, propondo métodos apropriados de intervenção, escolas especiais e especialização dos professores. A argumentação assenta numa metodologia hermenêutica de análise às publicações daquele pedagogista e outras fontes da época norteando-nos pelos seguintes objetivos: compreender a perspetiva de Vasconcelos sobre a educação/ensino dos anormais escolares; analisar as ideias e ações deste pedagogo na pedagogia contemporânea e/ou da pedologia e enquadradas no Movimento da Escola Nova; aprofundar o seu papel no Instituto de Reeducação Mental Pedagógica (1929-32) dedicado a realizar exames e intervenções às crianças ‘anormais’ e outras ações paralelas. O período histórico de abordagem, percorre os inícios do séc. XX, coincidente com a permanência de Vasconcelos na Bélgica (1904-14) e, posteriormente a sua ação em Portugal (1925-32) dedicada às crianças ‘anormais pedagógicos’. A pedagogia especial sobre ‘anormais’ teve uma difusão de ideias psicopedagógicas, psiquiátricas e psicotécnica impregnando o pensamento e intervenções de Vasconcelos na sua obra.pt_PT
dc.description.abstractAntónio de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939) was a Portuguese educator, a follower of the progressive New School movement, and a prominent figure in the field of pedagogical science of the time. Part of his work was devoted to studying and solving the educational problems of pedagogically ‘abnormal’ and disabled children and young people through the development of special schools, specialised teachers and specially adapted teaching methods. This article is based on a hermeneutic analysis of Faria de Vasconcelos’s publications and other sources from the time. The aims of the study are: to understand Vasconcelos’s approach to the education of ‘abnormal’ children; to analyse his ideas and actions in the context of the New School Movement and their influence on contemporary pedagogy and paedology; and to examine his role in the Institute of Mental and Pedagogical Reeducation (1929-32) for the study and treatment of ‘abnormal’ children. The analysis covers the first four decades of the twentieth century, from Vasconcelos’s time in Belgium (1904-14) to his creation of the Institute of Occupational Guidance in Lisbon in 1925 and continued work on behalf of pedagogically ‘abnormal’ children. The special pedagogy of ‘abnormal’ children was found in psycho-pedagogy, psychiatry and psychotechnical theory, and had a profound influence on Vasconcelos’s work and ideas.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2021) -As influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares). Sarmiento, vol. 25 (1), p. 95-122.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/srgphe.2021.25.0.8605pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7664
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Galego-Portuguesa de História da Educaciónpt_PT
dc.relationCeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEnsino dos anormaispt_PT
dc.subjectAnormais pedagógicospt_PT
dc.subjectInstituto Reeducação Mental e Pedagógicapt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectPaedologypt_PT
dc.subjectEducation of ‘abnormal’ childrenpt_PT
dc.subjectPedagogical abnormalitypt_PT
dc.subjectInstitute of Mental and Pedagogical Reeducationpt_PT
dc.titleAs influências (psico)pedagógicas belgas em Faria de Vasconcelos e a repercussão na educação das crianças ‘anormais’ (escolares)pt_PT
dc.title.alternativeThe influence of Belgian (psycho)pedagogy on António de Sena Faria de Vasconcelos and on the education of ‘abnormal’ childrenpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantiago de Compostela - ESPANHApt_PT
oaire.citation.endPage122pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titleSarmiento - Revista Galego-Portuguesa de História da Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sarmiento n 25-2021-Artigo-27673-5-10-20210719.pdf
Size:
175.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format