Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PatrickSantos.pdf2.29 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Hoje em dia, os anunciantes e editores de conteúdo estão constantemente à procura das melhores estratégias de publicidade para promover seus produtos e serviços. O seu objetivo é capturar a atenção do público-alvo potencialmente interessado nos seus produtos e serviços, apresentando-os da forma mais adequada e pouco maçadora. Nesta tese é proposto um sistema que utiliza tecnologias de computação ubíqua para fins publicitários. Este sistema usa informação de contexto e informação das interações individuais das pessoas que frequentam um espaço público para entregar anúncios nos dispositivos pessoais e melhorar a seleção do conteúdo em ecrãs públicos, de acordo com os interesses das pessoas que frequentam esse espaço. Com base nas interações pessoais o sistema cria um modelo social, em tempo real, que combina informações sobre as categorias e os anúncios acedidos pelos utilizadores individualmente e informação de contexto. Este modelo, combinado com a caracterização dos anúncios definida pelos anunciantes e com um modelo de negócio, suporta a seleção do anúncio a ser apresentado a cada momento. Com base nestes princípios, foi desenvolvido e avaliado um sistema de publicidade. Os resultados iniciais indicam que esta pode ser uma abordagem interessante para melhorar a utilidade de sistemas de publicidade difundida tanto para os utilizadores individualmente como para as pessoas em espaços públicos.

Description

Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Keywords

Ecrãs públicos Computação ubíqua NFC Computação sensível ao contexto Sistemas de difusão de publicidade

Pedagogical Context

Citation

SANTOS, Patrick Pires dos (2012) - Ecrãs públicos sensíveis ao contexto para suporte publicitário. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Tecnologia. XVII, 67 f. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

IPCB.ESTCB

CC License