Repository logo
 
Publication

O criador, a criação e a identificação da imagem

dc.contributor.authorHeld, Maria Sílvia Barros
dc.contributor.authorAlho, Carlos Alberto de Assunção
dc.date.accessioned2022-07-19T14:14:55Z
dc.date.available2022-07-19T14:14:55Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractMesmo com movimentos constantes, na tentativa de se atualizarem, as imagens sofrem e sempre sofrerão mudanças desempenhando seus múltiplos papéis e funções e, embora, apesar de estarem em constante mutação, permanecerão, enquanto estrutura (com os mais diversos códigos não verbais de comunicação), uma vez que servem de pedra de toque para a construção atemporal da memória coletiva. Aqui se trata de refexões a respeito de como se pode colocar um código desconhecido em perspectiva. Este não é o objetivo, mas o signifcado do criador no corpo social. Os conceitos são “conectados” em torno da imagem ou mesmo de uma ideia que se divide com as outras. É a força atrativa, na maioria dos casos gerida pela empatia, pelo reconhecimento dos códigos utilizados, que vai legitimar (e ao mesmo tempo relativizar) a participação do produtor na dinâmica social. Assim, a jornada de reconhecimento se torna mais longa, embora continue de forma inequívoca. O que pode ocorrer é o fato do reconhecimento dos códigos utilizados estarem tornando-se mais sutis. O método de análise principal utilizado é o dedutivo. Este estudo trata de uma relativização de conceitos na busca do conceito previamente estabelecido, na tentativa pessoal (e talvez eterna) de reorganização constante dos conceitos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Even with constant movements, in an attempt to update themselves, the images sufer and will always undergo changes performing their multiple roles and functions and, although, despite being in constant mutation, they will remain, as a structure (with the most diverse non-verbal codes of communication), since they serve as a touchstone for the timeless construction of collective memory. Here are refections on how to put unknown code into perspective. This is not the aim, but the meaning of the creator in the social body. Concepts are "connected" around the image or even an idea that is shared with others. It is the attractive force, in most cases managed by empathy, by the recognition of the codes used, which will legitimize (and at the same time relativize) the producer's participation in the social dynamics. Thus, the reconnaissance journey becomes longer, although it continues unequivocally. What can happen is that the recognition of the codes used is becoming more subtle. The main method of analysis used is the deductive one. This study deals with a relativization of concepts in the search for the previously established concept, in a personal (and perhaps eternal) attempt to constantly reorganize concepts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHELD, Maria Sílvia Barros de ; ALHO, Carlos Alberto de Assunção (2022) - O criador, a criação e a identificação da imagem. In RAPOSO, D:, ed. [et al.] - Investigação e ensino em design e música. Castelo Branco : IPCB. p. 36-41. (Convergências Research Books ; vol. III).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8037
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCBpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProdutorpt_PT
dc.subjectCriaçãopt_PT
dc.subjectInterdisciplinarpt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectProducerpt_PT
dc.subjectCreationpt_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.titleO criador, a criação e a identificação da imagempt_PT
dc.title.alternativeThe creator, creation and identifcation of the imagept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage41pt_PT
oaire.citation.startPage36pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e ensino em design e músicapt_PT
oaire.citation.volumeVol. IIIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Art. 4 Held.pdf
Size:
2.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format