Publication
A consciencialização da técnica no estudo do canto
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Matos, Maria Elisabete da Silva Duarte | |
dc.contributor.advisor | Alves, Mário João da Silva | |
dc.contributor.author | Lopes, Liliana Sofia Vaz | |
dc.date.accessioned | 2017-07-22T15:59:09Z | |
dc.date.available | 2017-07-22T15:59:09Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract :The following work addresses the importance of the technical awareness in the study of lyrical singing. It’s structured in three main moments. The first refer to the literature review about the concept of sing: physiology and applications and also the information about the concept of talent. The second moment describe the selected methodology based on the studies of Duke, Robert A. “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” and the promotion of the awareness in the various technical components essential to the voice and her fruitfulness. This approach has been applied in the individual classes of one student in scope of Supervise Practical Teaching. In the third moment will be analyze the results of the work with the student as also the respective conclusions. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201719720 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5609 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Canto | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Técnica vocal | pt_PT |
dc.subject | Consciencialização técnica | pt_PT |
dc.subject | Sing | pt_PT |
dc.subject | Learn | pt_PT |
dc.subject | Vocal technique | pt_PT |
dc.subject | Technical awareness | pt_PT |
dc.title | A consciencialização da técnica no estudo do canto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado em Ensino da Música. | pt_PT |