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Historiografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2016-06-16T10:03:30Z
dc.date.available2016-06-16T10:03:30Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO autor destaca, numa abordagem histórico-educativa, as tendências pedagógicas, as reformas do ensino e os projetos de lei (sem aprovação) relacionados com a evolução do sistema escolar português desde do século XIX até ao 25 de Abril de 1974. Esta análise evolutiva dedica uma atenção especial à instrução primária e aos seus professores. Os diplomas e/ou normativos jurídicos e planos de ensino publicaram-se num ritmo alucinante, muito dependente do contexto e contingências de cada época, das conjunturas político-ideológicas, económicas e sociais, apesar de se deixar na ‘gaveta propostas de qualidade, como por exemplo, a Proposta de Reforma do Ensino de João Camoesas (1923), cujo mentor foi Faria de Vasconcelos. De facto, a instrução pública primária esbarrou com enormes dificuldades ao longo dos tempos, mas foi aquele nível de ensino que mais se ajustou às inovações e renovações pedagógicas, com experiências didático-curriculares de interesse, exceto no Estado Novo, onde a continuidade do livro único foi uma norma. Ao longo desse período de estudo a realidade da instrução confrontou-se com muitos problemas, por exemplo: o elevado analfabetismo infantojuvenil; inconstância entre centralismo e descentralismo do sistema educativo; a falta de uma rede escolar mais alargada e consistente; uma organização escolar mais eficaz; um défice de formação de professores no âmbito das pedagogias modernas; problemas económicos de sustentabilidade do sistema por parte das autarquias; etc. O texto está dividido em quatro pontos insistindo sobre a instrução primária, a análise às reformas educativas liberais e republicanas no ensino primário, a preocupação pela educação das crianças, o período da educação no salazarismo; e os novos aires de mudança do sistema educativo, após 1974.pt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2009). Historiografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX). In Seminário do Curso de Doutoramento da Facoltat di Lettere e Filosofia – Università di Ferrara - Itália, Setembro. Castelo Branco : IPCB-ESE. p. 1-48.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5271
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInstrução primáriapt_PT
dc.subjectPolítica educativapt_PT
dc.subjectEscola públicapt_PT
dc.subjectReformas do ensinopt_PT
dc.subjectIdeias pedagógicaspt_PT
dc.titleHistoriografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX)pt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceFerrara (Itália)pt_PT
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleHistoriografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX)pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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