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Historiografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX)
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-16T10:03:30Z | |
| dc.date.available | 2016-06-16T10:03:30Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.description.abstract | O autor destaca, numa abordagem histórico-educativa, as tendências pedagógicas, as reformas do ensino e os projetos de lei (sem aprovação) relacionados com a evolução do sistema escolar português desde do século XIX até ao 25 de Abril de 1974. Esta análise evolutiva dedica uma atenção especial à instrução primária e aos seus professores. Os diplomas e/ou normativos jurídicos e planos de ensino publicaram-se num ritmo alucinante, muito dependente do contexto e contingências de cada época, das conjunturas político-ideológicas, económicas e sociais, apesar de se deixar na ‘gaveta propostas de qualidade, como por exemplo, a Proposta de Reforma do Ensino de João Camoesas (1923), cujo mentor foi Faria de Vasconcelos. De facto, a instrução pública primária esbarrou com enormes dificuldades ao longo dos tempos, mas foi aquele nível de ensino que mais se ajustou às inovações e renovações pedagógicas, com experiências didático-curriculares de interesse, exceto no Estado Novo, onde a continuidade do livro único foi uma norma. Ao longo desse período de estudo a realidade da instrução confrontou-se com muitos problemas, por exemplo: o elevado analfabetismo infantojuvenil; inconstância entre centralismo e descentralismo do sistema educativo; a falta de uma rede escolar mais alargada e consistente; uma organização escolar mais eficaz; um défice de formação de professores no âmbito das pedagogias modernas; problemas económicos de sustentabilidade do sistema por parte das autarquias; etc. O texto está dividido em quatro pontos insistindo sobre a instrução primária, a análise às reformas educativas liberais e republicanas no ensino primário, a preocupação pela educação das crianças, o período da educação no salazarismo; e os novos aires de mudança do sistema educativo, após 1974. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2009). Historiografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX). In Seminário do Curso de Doutoramento da Facoltat di Lettere e Filosofia – Università di Ferrara - Itália, Setembro. Castelo Branco : IPCB-ESE. p. 1-48. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5271 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | no | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Instrução primária | pt_PT |
| dc.subject | Política educativa | pt_PT |
| dc.subject | Escola pública | pt_PT |
| dc.subject | Reformas do ensino | pt_PT |
| dc.subject | Ideias pedagógicas | pt_PT |
| dc.title | Historiografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX) | pt_PT |
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| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Ferrara (Itália) | pt_PT |
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| oaire.citation.title | Historiografia da instrução pública : políticas e ideias pedagógicas (Séc. XIX e XX) | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
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