Repository logo
 
Publication

A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.authorVentura, Dominique Gaspar
dc.date.accessioned2018-01-07T21:31:55Z
dc.date.available2018-01-07T21:31:55Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report focuses on the Supervised Teaching Course for students who attended Specialized Teaching of Music, at the Music Conservatory in Santarém, during the 2015/2016 academic year. Chapter One focuses on the description of, and reflection on, the internship that is part of the supervised teaching course, which includes the characterization of the school and classes, the planning, teaching strategies developed, and class reflections. Chapter Two refers us to the research study entitled "The Choral Music: from enjoying singing to the development of skills in Music Education", which aimed to assess how students can learn music from a more physical, emotional and immediate perspective through singing. We focus specifically on choral singing, that is, singing pieces in a group context that are contents of the Class Set. Furthermore, this second chapter highlights the notion of the teacher-researcher, who is concerned with his teaching practices in order to understand them better, and to question them, in order to find innovative answers that will lead to the improvement of teaching and learning of music. Moreover, we focused especially on whether students like and consider it important to sing in Music Education classes. More specifically, we wanted to know if they are aware that this strategy allows them to learn music theory better, and get a better understanding with musical experiences towards the development of musical skills.pt_PT
dc.identifier.tid201810530
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5827
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializadopt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectMúsica coralpt_PT
dc.subjectGosto de cantarpt_PT
dc.subjectCompetências musicaispt_PT
dc.subjectSpecialized artistic teachingpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectChoral musicpt_PT
dc.subjectEnjoying Singingpt_PT
dc.subjectMusical skillspt_PT
dc.titleA Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dominique Ventura.pdf
Size:
8.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: