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Avaliação da qualidade de vida na paralisia cerebral espástica : um estudo caso

dc.contributor.advisorMesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
dc.contributor.authorSantos, Andreia Filipa Ribeiro dos
dc.date.accessioned2014-02-13T12:02:58Z
dc.date.available2014-02-13T12:02:58Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstractA qualidade de vida é um tema com origem mais demarcada no início dos anos 90, contudo existem alguns relatos de utilização deste conceito em décadas muito anteriores. Atualmente é tida em conta a definição da Organização Mundial de Saúde, contudo ainda existem muitos autores a dar o seu parecer mais pessoal. Sendo a qualidade de vida um conceito tão importante, este não se deve cingir a ser aplicado somente à população: dita: “normal” uma vez que mais importante se torna para as pessoas com necessidades educativas especiais, neste caso, com paralisia cerebral espástica. Este trabalho assenta num estudo caso de um sujeito com paraparésia espástica, pretendendo avaliar a sua qualidade de vida, verificando quais os aspetos que o podem ou não limitar mais no dia-a-dia. O instrumento utilizado para avaliação da qualidade de vida foi o WHOQOL-Bref, World Health Organization Quality of Life Abreviado, na sua versão portuguesa, adaptada pela Organização Mundial de Saúde, em parceria com Professores Doutores das Faculdades de Medicina e Psicologia e Ciências da Educação, ambas da Universidade de Coimbra. Através dos resultados obtidos foi possível constatar que o sujeito de estudo apresenta uma boa qualidade de vida, tendo-se obtido valores entre os 69 e os 75 (numa escala de 0 a 100). Ressaltar o facto de o domínio motor ser o que possui um valor mais baixo – 56 (na escala de 0 a 100), sendo aquele em que o sujeito apresenta maiores dificuldades.por
dc.description.abstractQuality of life is a theme with more marked rise in the early 90s, however there are some reports of use of this concept in much earlier decades. Currently is taken into account the definition of the World Health Organization, however there are still many authors to give their personal opinion. Since the quality of life is such an important concept, this should not be limited to apply only to the population said "normal" as it becomes more important for people with special educational needs, in this case, with spastic cerebral palsy. This work is based on a case study of a subject with spastic paraparesis, intending to assess their quality of life, determining aspects that may or may not further limit his daily activities. The instrument used to assess quality of life was the WHOQOL-Bref, World Health Organization Quality of Life short, in its portuguese version, adapted by the World Health Organization, in partnership with Professors of the Faculties of Medicine and Psychology and Educational Sciences, both of the University of Coimbra. From the results it was established that the subject of study provides a good quality of life, yielding values between 69 and 75 (on a scale from 0 to 100). Emphasize the fact that the motor domain that has to be a lower value - 56 (scale 0-100), and one in which the subject presents greater difficulties.
dc.identifier.tid201129051
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2247
dc.language.isoporpor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectWHOQOL-Brefpor
dc.subjectEspasticidadepor
dc.subjectQuality of life
dc.subjectCerebral paralysis
dc.subjectWHOQOL – Bref
dc.subjectSpasticity
dc.titleAvaliação da qualidade de vida na paralisia cerebral espástica : um estudo casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Especialpor
thesis.degree.levelMestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motorpor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motorpor

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