Repository logo
 
Publication

A pedagogia de ensinar o ‘surdo-mudo’ em Portugal em oitocentos : surgimento de institutos e escolas

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2024-06-19T10:07:29Z
dc.date.available2024-06-19T10:07:29Z
dc.date.issued2024-06-18
dc.description.abstractEste estudo, de índole histórico-descritiva, utiliza uma metodologia hermenêutica para analisar fontes, documentos e a história ‘especial’ sobre os ‘surdos-mudos’ em Portugal, abrangendo os séculos XIX e parte do XX. O termo ‘surdo-mudo’ sofreu influências positivistas e estruturalistas, resultando em alterações ortográficas que modificaram o seu valor cultural e o transformaram num instrumento de ‘normalização’, atualizando-se com novas lógicas e perspetivas científicas, especialmente provenientes da medicina. Os objetivos deste estudo são os seguintes: compreender historicamente a atenção educativa e o ensino aos ‘surdos-mudos’ no período analisado; analisar o papel pioneiro do Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos da Casa Pia e de outras instituições, como o Instituto Jacob R. Pereira, no ensino dos ‘surdos-mudos’; conhecer os contributos do Padre Aguiar para o ensino dos ‘surdos-mudos’ nos institutos; e analisar a pedagogia e os métodos de ensino aplicados aos ‘surdos-mudos’. Este trabalho contribui para a História da Educação dos Surdos-Mudos em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This historical-descriptive study employs a hermeneutic methodology to analyze sources, documents, and the ‘special’ history concerning the ‘deaf-mutes’ in Portugal, covering the 19th century and part of the 20th century. The term ‘deaf-mute’ was influenced by positivist and structuralist perspectives, leading to orthographic changes that altered its cultural value and transformed it into an instrument of ‘normalization,’ updated with new scientific logics and perspectives, especially from medicine. The objectives of this study are as follows: to historically understand the educational attention and teaching of ‘deaf-mutes’ during the analyzed period; to analyze the pioneering role of the Royal Institute of Deaf-mutes and the Blind of Casa Pia and other institutions, such as the Jacob R. Pereira Institute, in the education of ‘deaf-mutes’; to acknowledge the contributions of Father Aguiar to the education of ‘deaf-mutes’ in the institutes; and to analyze the pedagogy and teaching methods applied to ‘deaf-mutes’. This work contributes to the History of Education of the Deaf-mutes in Portugal.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiEd- Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento da ULHT de Lisboa; FCT; e Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto C. (2024) - A pedagogia de ensinar o 'surdo-mudo' em Portugal em oitocentos : surgimento de institutos e escolas. Revista ALPHA, vol. 25, nº1, p. 26-45. DOI: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalphapt_PT
dc.identifier.doihttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalphapt_PT
dc.identifier.issn2448-1548
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9026
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPublicações do Centro Universitário de Patos de Minas- Brasilpt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionOn linept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSurdo-mudopt_PT
dc.subjectMétodo oralpt_PT
dc.subjectMétodo de sinais-gestualpt_PT
dc.subjectInstitutospt_PT
dc.subjectPedagogia do ensinopt_PT
dc.subjectDeaf-mutept_PT
dc.subjectOral methodpt_PT
dc.subjectSign-gestural methodpt_PT
dc.subjectInstitutespt_PT
dc.subjectTeaching pedagogypt_PT
dc.titleA pedagogia de ensinar o ‘surdo-mudo’ em Portugal em oitocentos : surgimento de institutos e escolaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCentro Universitário de Patos de Minas -Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.issue1 (2024)pt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titleRevista ALPHApt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
0-Rev ALPHA-Pedagogia Surdo-Mudo_v25-n1_p26-45_jan-jul-24.pdf
Size:
516.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: