Repository logo
 
Publication

Canto e emoção : a influência da emoção no canto

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Maria Elisabete da Silva Duarte
dc.contributor.advisorRodrigues, Dora Alexandra Antunes Ribeiro
dc.contributor.authorGomes, Vera Lúcia Nunes
dc.date.accessioned2017-07-22T15:46:11Z
dc.date.available2017-07-22T15:46:11Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAs emoções têm um papel fundamental na performance de um cantor, assim como na sua formação. Numa atuação, as emoções devem ser claras e percetíveis para o público. O cantor, através das suas expressões faciais e corporais, das suas palavras e da forma como as linhas melódicas são conduzidas, deve transmitir e provocar no público, a presença de emoções, que representem a sua atuação. Os professores, no decorrer das aulas, devem ter em consideração o conceito emoção e devem procurar estimular a exteriorização das emoções, por parte dos seus alunos, adequando-as ao repertório abordado ao longo das aulas. Neste trabalho são expostas estratégias, que procuram despertar uma jovem cantora, para a importância das emoções e para o trabalho das mesmas. É também investigado um controlo sobre as emoções das obras, adquirido através da compreensão e domínio das mesmas, podendo ter assim, uma influência benéfica, na personalidade e no quotidiano da aluna. Por fim, é apresentado um resumo e feita uma análise da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu durante o ano letivo 2015/2016, no Conservatório Regional de Castelo Branco.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Emotions have an important role in the performance and training of a singer. During a performance, emotions must be clear and perceptible to the audience. The singer, by means of their facial and bodily expressions, as well as through their words and the way they lead melodic lines, must transmit to the audience, the emotional aspect that represents their performance. Teachers must have this concept under consideration, when teaching their classes and must try to stimulate the exteriorization of emotions by students, adjusting these studies to the aspects under consideration in the class. In this work, some strategies are presented, that were employed to awaken a young singer, to the immense importance of emotions and the work performed by them. It is also sought, a control over the emotional interpretation of the repertoire, acquired through the understanding and mastery of the pieces, which can also be beneficial to the personal development of the student. More than this, it is introduced a summary and analysis of Supervised Teaching Practice, that took place during the school year 2015/2016, at the Conservatório Regional de Castelo Branco.pt_PT
dc.identifier.tid201719703
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5607
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectExpressãopt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectEmotionpt_PT
dc.subjectExpressionpt_PT
dc.titleCanto e emoção : a influência da emoção no cantopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Vera Gomes.pdf
Size:
7.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: