Publication
O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Farinha, Cláudia Patrícia Pires | |
dc.date.accessioned | 2015-05-11T13:37:52Z | |
dc.date.available | 2015-05-11T13:37:52Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador. | por |
dc.description.abstract | This research, conducted under the Supervised Teaching Practice, aimed to describe and analyze the importance of (CT in the teaching-learning process, based on the use of the educational software ‘Virtual School’. The study participants were 23 students from the 3rd grade, aged S and 9 years. The methodology used in this research was qualitative, with a mixed approach that integrated the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, using participant observation as the main tool for collecting the data. The data analysis showed that the use of the educational software can promote a more motivating, challenging and meaningful learning, also highlighting the importance of the teacher’s role as a mediator. | por |
dc.identifier.citation | GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95846-2-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2803 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNL | por |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | por |
dc.subject | Software educativo | por |
dc.subject | Escola virtual | por |
dc.subject | Português | por |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Information technology and communication | por |
dc.subject | Educational software | por |
dc.subject | Virtual school | por |
dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | por |
dc.title | O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 445 | por |
oaire.citation.startPage | 437 | por |
oaire.citation.title | X Conferência Internacional EUTIC 2014 | por |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |