Repository logo
 
Publication

O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorFarinha, Cláudia Patrícia Pires
dc.date.accessioned2015-05-11T13:37:52Z
dc.date.available2015-05-11T13:37:52Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.por
dc.description.abstractThis research, conducted under the Supervised Teaching Practice, aimed to describe and analyze the importance of (CT in the teaching-learning process, based on the use of the educational software ‘Virtual School’. The study participants were 23 students from the 3rd grade, aged S and 9 years. The methodology used in this research was qualitative, with a mixed approach that integrated the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, using participant observation as the main tool for collecting the data. The data analysis showed that the use of the educational software can promote a more motivating, challenging and meaningful learning, also highlighting the importance of the teacher’s role as a mediator.por
dc.identifier.citationGIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445.por
dc.identifier.isbn978-989-95846-2-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2803
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNLpor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectSoftware educativopor
dc.subjectEscola virtualpor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectInformation technology and communicationpor
dc.subjectEducational softwarepor
dc.subjectVirtual schoolpor
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpor
dc.titleO software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEBpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage445por
oaire.citation.startPage437por
oaire.citation.titleX Conferência Internacional EUTIC 2014por
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Eutic 2014.pdf
Size:
4.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: