Repository logo
 
Publication

Aprender no jardim : matemática criativa com a sombra

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.date.accessioned2013-12-09T12:08:50Z
dc.date.available2013-12-09T12:08:50Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAumentam os desafios que se colocam à escola para formar uma sociedade mais informada e com maior capacidade para resolver problemas. A complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de criatividade e motivação cria oportunidades diversificadas de aprendizagem. Nestes pressupostos, o Jardim do Paço Episcopal de Castelo branco, ex-líbrís da cidade, com todo o seu peso cultural, revelou-se um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), com particular destaque para o estudo do meio e da matemática. Através de uma estratégia associada a experiencias criativas e inovadoras de aprendizagem, em que se evidencia o papel da inter-relação entre a escola e os espaços de educação não formal, desenvolveu-se um estudo envolvendo alunos de 4ª ano do 1º ano do 1º CEB, com o objectivo de avaliar o contributo de atividades práticas realizadas no Jardim do Paço e a sua repercussão nas aprendizagens de âmbito curricular. Neste estudo apresenta-se uma das actividades desenvolvidas durante uma visita ao jardim baseada na previsão, na observação e na medição das sombras dos próprios alunos. Neste sentido, construímos recursos didáticos integrando situações que proporcionaram a compreensão do fenómeno da intersecção da luz com os objectos opacos – formação da sombra. Apresentam-se e analisam-se os resultados obtidos referentes às representações dos alunos sobre a relação do comprimento da sombra com a sua altura e à aplicação de conceitos e procedimentos matemáticos e reflecte-se sobre as suas dificuldades. Os resultados foram positivos e relevantes, no que se refere à promoção de aprendizagens matemáticas e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à disciplina, por parte dos alunos. Salienta-se, contudo, a necessidade de aprofundar o tema, continuando a explorar, em sala de aula, as experiências e aprendizagens decorridas no jardim do Paço.por
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima ; MARTINS, Helena (2013) - Aprender no jardim : Matemática criativa com a sombra. In Encontro ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 28 de Junho : atas. p. 17-29.por
dc.identifier.isbn978-989-95980-6-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2146
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectContextos não formais de educaçãopor
dc.subjectLuz e sombrapor
dc.subjectMedidapor
dc.titleAprender no jardim : matemática criativa com a sombrapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViana do Castelopor
oaire.citation.endPage29por
oaire.citation.startPage17por
oaire.citation.titleEncontro ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anospor
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender no jardim.pdf
Size:
328.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: