Publication
Aprender no jardim : matemática criativa com a sombra
| dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
| dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
| dc.contributor.author | Martins, Helena | |
| dc.date.accessioned | 2013-12-09T12:08:50Z | |
| dc.date.available | 2013-12-09T12:08:50Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | Aumentam os desafios que se colocam à escola para formar uma sociedade mais informada e com maior capacidade para resolver problemas. A complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de criatividade e motivação cria oportunidades diversificadas de aprendizagem. Nestes pressupostos, o Jardim do Paço Episcopal de Castelo branco, ex-líbrís da cidade, com todo o seu peso cultural, revelou-se um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), com particular destaque para o estudo do meio e da matemática. Através de uma estratégia associada a experiencias criativas e inovadoras de aprendizagem, em que se evidencia o papel da inter-relação entre a escola e os espaços de educação não formal, desenvolveu-se um estudo envolvendo alunos de 4ª ano do 1º ano do 1º CEB, com o objectivo de avaliar o contributo de atividades práticas realizadas no Jardim do Paço e a sua repercussão nas aprendizagens de âmbito curricular. Neste estudo apresenta-se uma das actividades desenvolvidas durante uma visita ao jardim baseada na previsão, na observação e na medição das sombras dos próprios alunos. Neste sentido, construímos recursos didáticos integrando situações que proporcionaram a compreensão do fenómeno da intersecção da luz com os objectos opacos – formação da sombra. Apresentam-se e analisam-se os resultados obtidos referentes às representações dos alunos sobre a relação do comprimento da sombra com a sua altura e à aplicação de conceitos e procedimentos matemáticos e reflecte-se sobre as suas dificuldades. Os resultados foram positivos e relevantes, no que se refere à promoção de aprendizagens matemáticas e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à disciplina, por parte dos alunos. Salienta-se, contudo, a necessidade de aprofundar o tema, continuando a explorar, em sala de aula, as experiências e aprendizagens decorridas no jardim do Paço. | por |
| dc.identifier.citation | PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima ; MARTINS, Helena (2013) - Aprender no jardim : Matemática criativa com a sombra. In Encontro ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 28 de Junho : atas. p. 17-29. | por |
| dc.identifier.isbn | 978-989-95980-6-5 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2146 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | por |
| dc.subject | Ensino Básico | por |
| dc.subject | Educação matemática | por |
| dc.subject | Contextos não formais de educação | por |
| dc.subject | Luz e sombra | por |
| dc.subject | Medida | por |
| dc.title | Aprender no jardim : matemática criativa com a sombra | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | por |
| oaire.citation.endPage | 29 | por |
| oaire.citation.startPage | 17 | por |
| oaire.citation.title | Encontro ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos | por |
| person.familyName | Paixão | |
| person.familyName | Jorge | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |
