Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa cultura de gerbera (Gerbera x jamesonii) em vaso, em estufa, para produção de flor cortada, foram comparadas três intensidades de desfolha: A – sem desfolha; B – remoção das folhas senescentes; C – remoção de 40% das folhas. As três modalidades de desfolha foram aplicadas nas cultivares Alesia (pouco folhosa): Lady (número de folhas médio) e Venice (número de folhas elevado), durante 27 semanas no período de Março a Setembro de 2001.
A desfolha não influenciou a produtividade da cultivar Alesia, mas nas cultivares Lady e Venice a desfolha ligeira conduziu a um aumento do número de flores.
A desfolha não influenciou o diâmetro floral da cultivar Alesia, mas nas cultivares Lady e Venice a desfolha intensa conduziu a uma ligeira redução do diâmetro floral.
O comprimento da haste floral não foi influenciado pelas modalidades de desfolha, nas três cultivares.
Após a análise das variáveis produtivas: número de flores, diâmetro floral e comprimento da haste floral, as três cultivares apresentaram uma maximização produtiva, um diâmetro floral e um comprimento da haste floral dentro dos parâmetros produtivos, quando se efectuou a desfolha ligeira.
Description
Keywords
Gerbera x jamesonii Desfolha Diâmetro floral Haste floral Produção
Citation
PAIS, S. ; DELGADO, F.M.G. (2003) - Efeito da desfolha na produção de gerbera. APH - Boletim Informativo. ISSN 1646-1291. 73, p. 16-24.
Publisher
Associação Portuguesa de Horticultura