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Estágio na Escola Artística e Profissional Árvore
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Alexandra Isabel Cruchinho Barreiros | |
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria Cristina Queijeiro Borges | |
dc.contributor.author | Vaz, Sara Elisabete Pinho | |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T13:15:17Z | |
dc.date.available | 2022-01-05T13:15:17Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil. | |
dc.description.abstract | Hoje em dia vivemos numa sociedade em que nos deparamos com dilemas que, muitas vezes, têm a ver com a forma com que os jovens encaram o mundo. Contudo existem maneiras de conseguirmos contornar esses obstáculos, tentando perceber a origem de cada aluno e, principalmente, tentar juntamente com este encontrar-lhe um rumo. Na presente proposta a discente desenvolveu um conjunto de ideias, que acredita que se forem concretizadas poderão dar frutos, defendendo sempre que tudo começa no ensino, e que mais do que nunca temos que ser criativos, encontrar formas criativas de interação com os alunos e fazê-los perceber e acreditar que existem muitos caminhos que poderão dar certo. Tendo como premissa a questão, Que contributo pode ter o designer de moda para a melhoria do método de ensino - aprendizagem no perfil do aluno do ensino profissional, procurou-se encontrar o método mais adequado que permitisse dar resposta à sua problemática. Adotou uma metodologia mista (intervencionista e não intervencionista), que foi obtida através da experiência de estágio e de pesquisa. A proposta é dividida por capítulos, sendo que no primeiro será feita uma contextualização do estudo, é apresentado o diagrama de enquadramento teórico que leva o leitor até à envolvência do projeto. É também apresentado o desenho de investigação, o organograma, os objetivos, os benefícios e a estruturação do trabalho. No segundo capítulo é feita uma recolha de informação bibliográfica que vai ao encontro da questão de investigação. No capítulo seguinte é apresentado uma contextualização da Escola Artística e Profissional Árvore, no quarto capítulo é realizada uma análise ao questionário feito aos profissionais da área de design de moda com o intuito de detetar as lacunas dos alunos do ensino profissional. No quinto capítulo é retratado o desenvolvimento do estágio e por fim no sexto capítulo são apresentadas as conclusões e recomendações para estudos/ projetos futuros. A resposta à questão é sustentada pela experiência prática do estágio, pela contextualização bibliográfica e por questionários. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202839893 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7823 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Design de moda | pt_PT |
dc.subject | Processo criativo | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico e profissional | pt_PT |
dc.subject | Designers do futuro | pt_PT |
dc.title | Estágio na Escola Artística e Profissional Árvore | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Design do Vestuário e Têxtil | pt_PT |
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