Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programação no design de comunicação : caso de estudo hi-interactive

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rodrigo Marques(18)(1).pdf63.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A crescente aposta sentida pelas empresas e marcas em comunicação digital resultou também numa gradual necessidade sentida por parte dos designers em ter noções de programação para desempenharem o seu trabalho e consequentemente a um problema que é a falta dessas mesmas noções de programação por parte dos mesmos. Na perspetiva de solucionar este problema pretende-se primeiramente perceber se existe realmente uma necessidade por parte dos designers de comunicação em terem noções de programação, realizando um estágio na empresa Hi-interactive, empresa reconhecida nas áreas de design de comunicação, UX/UI design e desenvolvimento de experiências, localizada em Lisboa. Para além disso pretende-se perceber também de que forma a programação condiciona e influencia o processo criativo e perceber que bases da programação serão as mais importantes um designer saber, avaliando também os métodos de aprendizagem já existentes e explorando algumas alternativas mais simples de o poderem fazer. A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e não intervencionista. Cruzando assim os dados obtidos através do desenvolvimento prático, através dos projetos elaborados durante o estágio, o estudo do caso Hiinteractive e a analise da informação obtida. Com esta investigação pretende-se chegar a uma conclusão no que toca à existência real desta necessidade e no caso de existir pretende-se entender qual o método mais fiável de o poder solucionar.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Design de comunicação Programação Comunicação digital

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue