Publication
Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de design
dc.contributor.author | Jorge, Susana | |
dc.contributor.author | Dias, Susana | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T12:09:28Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T12:09:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens, está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007). As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norman, 2011) justificam a pertinência de uma reflexão alargada em torno do papel do desenho nos cursos de design, adaptado a esta nova realidade. Este é um desafio colocado hoje às instituições de ensino e seus intervenientes, na organização de estruturas curriculares e métodos pedagógicos. Conceitos como colaboração ou design multidisciplinar, entre outros, têm sido debatidos como estratégias para o ensino do design (Heller and Talarico, 2011, pp. 82-85). Neste contexto, e enquanto docentes nas áreas do Desenho e do Design, importa-nos abordar as seguintes questões: - de que forma é possível enquadrar métodos do desenho ao ensino do design actual? - de que forma poderá o Desenho ser pensado enquanto prática interdisciplinar? - que contributos podem essas práticas trazer para o processo de ensino/aprendizagem? Com base nestas preocupações, desenvolveu-se um projecto interdisciplinar entre as unidades curriculares de Desenho e de Estética e Teoria do Design no Curso de Design Gráfico, na Instituição onde leccionamos. Neste artigo, apresentaremos os objectivos e o processo desenvolvido, assim como a análise e conclusões desta experiência pedagógica. | pt_PT |
dc.identifier.citation | JORGE, S. ; DIAS, S. (2013) - Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de design. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-9054 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5298 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | IPCB. ESART | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://convergencias.esart.ipcb.pt | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino do desenho | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Práticas interdisciplinares | pt_PT |
dc.title | Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de design | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.title | Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |