Repository logo
 
Publication

Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de design

dc.contributor.authorJorge, Susana
dc.contributor.authorDias, Susana
dc.date.accessioned2016-06-28T12:09:28Z
dc.date.available2016-06-28T12:09:28Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens, está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007). As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norman, 2011) justificam a pertinência de uma reflexão alargada em torno do papel do desenho nos cursos de design, adaptado a esta nova realidade. Este é um desafio colocado hoje às instituições de ensino e seus intervenientes, na organização de estruturas curriculares e métodos pedagógicos. Conceitos como colaboração ou design multidisciplinar, entre outros, têm sido debatidos como estratégias para o ensino do design (Heller and Talarico, 2011, pp. 82-85). Neste contexto, e enquanto docentes nas áreas do Desenho e do Design, importa-nos abordar as seguintes questões: - de que forma é possível enquadrar métodos do desenho ao ensino do design actual? - de que forma poderá o Desenho ser pensado enquanto prática interdisciplinar? - que contributos podem essas práticas trazer para o processo de ensino/aprendizagem? Com base nestas preocupações, desenvolveu-se um projecto interdisciplinar entre as unidades curriculares de Desenho e de Estética e Teoria do Design no Curso de Design Gráfico, na Instituição onde leccionamos. Neste artigo, apresentaremos os objectivos e o processo desenvolvido, assim como a análise e conclusões desta experiência pedagógica.pt_PT
dc.identifier.citationJORGE, S. ; DIAS, S. (2013) - Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de design. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11.pt_PT
dc.identifier.issn1646-9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5298
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino do desenhopt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectPráticas interdisciplinarespt_PT
dc.titleReflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de designpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JORGE_DIAS_CONVER_11.pdf
Size:
510.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: