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Design de comunicação como ferramenta estratégica para o setor agroalimentar : caso de estudo - mel de Castelo Branco

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.authorOliveira, Catarina Isabel Afonso
dc.date.accessioned2024-02-16T16:57:09Z
dc.date.embargo2027-02-15
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2024
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractO presente projeto visa o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para uma marca do setor agroalimentar, tendo como caso de estudo a marca Mel de Castelo Branco. A investigação tem como objetivos demonstrar o contributo do Design de Comunicação no desenvolvimento de uma identidade e comunicação de uma marca, contribuir para a promoção da marca em estudo, bem como alcançar conhecimentos e resultados que possam auxiliar na implementação de estratégias de comunicação no setor agroalimentar. No decorrer da investigação foi aplicada uma metodologia mista, nãointervencionista e intervencionista. A metodologia não-intervencionista foi utilizada nos processos exploratórios de revisão da literatura, estudo de casos e caso de estudo. No que diz respeito à metodologia intervencionista foi aplicada no decorrer da investigação ativa, onde se analisaram e estruturaram informações recolhidas ao longo do projeto de forma a se alcançarem resultados gráficos e conclusões. Com a finalidade de se elaborar uma estratégia de comunicação pertinente para o Mel de Castelo Branco, efetuou-se a revisão da literatura considerando autores de referência dos vários temas pertinentes ao projeto, nomeadamente sobre: o Setor Apícola, Comunicação e Promoção, Identidade Visual, Gestão de Marca e Estratégias de Comunicação. Como forma de estudar o mercado e entender abordagens estratégicas de marcas estabelecidas, foram analisadas seis marcas de mel gourmet no estudo de casos, das quais, três nacionais e três internacionais. Foi ainda recolhida informação pertinente para o caso de estudo, a marca Meltagus e a submarca Mel de Castelo Branco. Em suma, o presente projeto pretende comprovar a importância do Design aliado a estratégias de comunicação na construção de uma identidade, na estruturação de uma comunicação forte e coesa, assim como na evolução da marca no mercado, contribuindo para a coerência entre a identidade visual e uma comunicação integrada.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This project aims to outline a communication strategy for a brand in the agro-food sector, having as case study the brand Mel de Castelo Branco. The research aims to demonstrate the contribution of Communication Design in the development of a brand identity and communication, contribute to the promotion of the brand under study, as well as to achieve knowledge and results that can help the implementation of communication strategies in the agri-food sector. During the course of the research, it was applied a mixed methodology, noninterventionist and interventionist. The non-interventionist methodology was used in the exploratory process of literature review, case studies and case study. As for the interventionist methodology, it was applied in the phase of active investigation, where information gathered throughout the project was analyzed and structured in order to reach graphic results and conclusions. With the purpose of developing a relevant communication strategy for the brand Mel de Castelo Branco, a literature review was carried out considering reference authors of the various themes relevant to the project, namely: the Beekeeping Sector, Communication and Promotion, Visual Identity, Brand Management and Communication Strategies. As a way to study the market and understand strategic approaches of established brands, six gourmet honey brands were analyzed in the case studies, three national and three international. Relevant information was also collected in the case study, about the brand Meltagus and the sub-brand Mel de Castelo Branco. In short, this project intends to prove the importance that Design allied to communication strategies has in building an identity, structuring a strong and cohesive communication, as well as in the evolution of the brand in the market, thus contributing to a coherence between visual identity and integrated communicationpt_PT
dc.identifier.tid203532279
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8884
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.subjectGestão de marcapt_PT
dc.subjectSetor apícolapt_PT
dc.subjectCommunication designpt_PT
dc.subjectCommunication strategiespt_PT
dc.subjectVisual identitypt_PT
dc.subjectBrand managementpt_PT
dc.subjectBeekeeping sectorpt_PT
dc.titleDesign de comunicação como ferramenta estratégica para o setor agroalimentar : caso de estudo - mel de Castelo Brancopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

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