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Perfil de cuidadores formais não qualificados em instituições prestadoras de cuidados a pessoas idosas

dc.contributor.authorPinheira, Vítor
dc.contributor.authorBeringuilho, Fátima
dc.date.accessioned2019-05-20T15:53:23Z
dc.date.available2019-05-20T15:53:23Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Nas instituições prestadoras de cuidados a pessoas idosas a maioria dos profissionais são cuidadores formais não qualificados, responsáveis pela maior parte dos cuidados prestados, que têm um papelfundamental na satisfação das necessidades da população idosa institucionalizada que é, normalmente, a que apresenta maiores necessidades de apoio por limitações funcionais, por quebra das redes familiares e sociais de suporte e com quadros de pluri-patologiaque se traduzem muitas vezes em níveis elevados de dependência e de necessidade de apoio. OBJECTIVOS: avaliar o perfil sociodemográfico, níveis de formação e de qualidade de vida de cuidadores formais de instituições prestadoras de cuidados a pessoas idosase perceber a relação entre a existência de formação e os níveis de qualidade de vida. MÉTODOS: estudo exploratório, descritivo, correlacional e transversal, com uma amostra de 254 indivíduos, de 15 instituições da região de Castelo Branco. Foi aplicado um questionáriopara recolha de dados sóciodemográficos, perfil de escolaridade e de formação,e oo WHOQOL-BREF para avaliara qualidade de vida destes cuidadores formais prestadores de cuidado directo a pessoas idosas. Avaliaram-se ainda algumas características da formação realizada, definidas de acordo com os descritores dascompetências-chave destes profissionais. RESULTADOS: A amostra é exclusivamente feminina com uma média de idades de 44,12 anos (SD=10,24), maioritariamente casada (71,5%) e com filhos (85%). 68,3% tem escolaridade até aos 3º ciclo (9 anos de escolaridade) e a formação técnico-profissional é residual (6,7%).Em média exercem actividade na instituição onde trabalham há 7 anos. 76,2% refere ter formação na área de trabalho, sendo esta formação realizada maioritariamente no local de trabalho (65,1%) e, em algumas competências básicas (“Higienização e conforto”, “Cuidados humanos básicos” e “Técnicas de mobilização, posicionamento e transferência de utentes”) foi em mais de 40% dos casos realizada por colegas com a mesma categoria e que exercem as mesmas funções.Em todas as dimensões do instrumento utilizado para avaliar a qualidade de vida da amostra (WHOQOL- BREF), as pontuações obtidas são mais baixas que as obtidas por um grupo de indivíduos saudáveis no estudo de validação do instrumento para a população portuguesa.Verificaram-se melhores níveis de QV no domínio Físico (p= 0,038), Psicológico (p=0,003) e Social (p=0,009) em indivíduos que referem possuir formação na área em que trabalham. CONCLUSÃO: os resultados encontrados evidenciam a necessidadede reflexão sobre o perfil destes trabalhadores, na preparação para as funções que exercem e na sua capacidade de resposta às necessidades das pessoas idosas, como contributo para a melhoria dos cuidados que prestados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPINHEIRA, Vítor; BERINGUILHO, F. (2017) - Perfil de cuidadores formais não qualificados em instituições prestadoras de cuidados a pessoas idosas. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD: Revista de Psicología. ISSN 0214-9877. Vol. 1, nº 2, p. 225-236pt_PT
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2017.n2.v1.1124pt_PT
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6526
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1124pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCuidadorespt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.titlePerfil de cuidadores formais não qualificados em instituições prestadoras de cuidados a pessoas idosaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage236pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage225pt_PT
oaire.citation.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD: Revista de Psicologíapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNamepinheira
person.givenNamevítor
person.identifier.ciencia-id6C10-8EA2-6960
person.identifier.orcid0000-0003-2580-7508
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9f6ff42c-4c53-461d-9575-28eb529dcaba
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