Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino de química entre a sala de aula e o museu do papel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educació Química.pdf5.77 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Vivemos num planeta onde os recursos naturais são escassos para a população que nele habita. Os nossos alunos são os adultos de amanhã e cabe-nos a nós uma boa parte da responsabilidade pela educação para o desenvolvimento sustentável. Planificamos, aplicámos e avaliámos uma sequência de ensino sobre a produção do papel a partir das suas matérias-primas. As atividades desenrolaram-se na interação entre a sala de aula e o ambiente não formal do Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).
Resum - Vívim en um mó non els recursos naturals són escassos per a la gent que l’habita. Els nostres estudiants són els adults del demà i en bona part recau en nosalres la responsabilitat de la seva educació per al desenvolupament sostenible. Planifiquem, apliquem i avaluem una sequència d’aprenentatge sobre la producció de paper a partir de les seves matèries primeres. Les activitats es van dur a terme amb interacció entre l’aula i l’entorm no formal del Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).
Abstract - We live a word where natural resources are scarce for the people living therein. Our pupils are the adults of tomorrow and it is our responsibility for an education for sustainable development. We designed, applied and evaluated a teaching sequence about the paper production from its raw materials. Activities were held in interaction between classroom and non-formal environment of the Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).

Description

Keywords

Contextos formais e não formais Educação CTS Ensino de Química Recursos naturais Desenvolvimento sustentável Museu do papel Contextos formals i no formals Educació CTS Ensenyament de la Química Recursos naturals Desenvolupament sostenible Museu del paper Formal and non-formal contexts STS Education Chemistry teaching Natural resources Sustainability development Paper museum

Pedagogical Context

Citation

ORTIGÃO, Manuela ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Ensino de química entre a sala de aula e o museu do papel. Educació Química : EduQ. ISSN 2013-1755. Nº 17, p. 45-54.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Institut d’estudis Catalans (IEC)

CC License

Altmetrics