Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino experimental, microscópio virtual e tecnologias da informação : uma proposta digital

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
HG_ensino experimental, microscopio.pdf6.86 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Existe um consenso generalizado acerca da importância que o ensino experimental tem no processo de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências (Biologia, Geologia, Química e Física). Do mesmo modo, todas as investigações relacionadas com as Tecnologias de Informação são unânimes em relação aos aspectos positivos da sua utilização em contexto educativo. A apresentação do IML (Interactive Microsope Laboratory), um protótipo em CD-ROM desenvolvido pela School of Education – University of Exeter (UK), constitui um exemplo de uma simulação informática de um microscópio com vista à sua posterior utilização no ensino das Ciências da Natureza/Biologia. A simulação não pretende ser uma alternativa nem uma imitação mas sim uma forma própria de promover uma representação do conhecimento. Serão apresentadas as principais vantagens e desvantagens das simulações assim como serão discutidas as suas abordagens pedagógicas.

Description

Keywords

Ensino experimental Simulações Microscópio virtual

Pedagogical Context

Citation

GIL, Henrique ; BAGGOTT, Linda (2000) - Ensino experimental, microscópio virtual e tecnologias da informação: uma proposta digital. In Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências. Braga, Universidade do Minho. 22-24 de Março.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue