Repository logo
 
Publication

Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais

dc.contributor.authorRaposo, Fernando
dc.date.accessioned2018-07-17T19:51:41Z
dc.date.available2018-07-17T19:51:41Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNo presente artigo, procuraremos sistematizar alguns aspectos que consideramos poderem contribuir para um melhor desempenho da actividade docente dos professores de artes visuais, identificados a partir da bibliografia consultada sobre o estudo que realizamos acerca das metodologias de ensino naquela área. Ao longo da nossa experiência docente, fomo-nos dando conta que a metodologia ou metodologias adoptadas devem ser entendidas de modo mais flexível, ajustadas, tanto quanto possível, em função dos contextos, dos alunos e dos objec􀆟vos dos programas. Dos aspectos que consideramos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sublinharemos, neste ar􀆟go, a relação de confiança que deve ser estabelecida entre professor e alunos, traduzida, por exemplo, na participação destes na planificação das actividades, na definição dos objectivos e na avaliação; o papel do professor enquanto modelo de referência para os seus alunos; a ponderação e equilíbrio que deve estar presente na definição das condições propostas pelo professor e as oportunidades de escolha dos alunos; a importância da aprendizagem em contexto de grupo; os efeitos do “currículo extenso” e do “currículo profundo” no desenvolvimento das aprendizagens, das atitudes e habilidades. Os “projectos de âmbito ou de domínio” e as “pastas”, propostas por Gardner como meios educa􀆟vos para fomentar a abordagem integrada da produção artistica, da percepção e da reflexão, constituirão também objecto de análise.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In this article, we will try to systematize some aspects in order to improve visual arts teachers performance, identified from the bibliography of the study developed about teaching methodologies. . Through our teaching experience, we realize that methodology or methodologies adopted must be understood in a flexible way adjusted, as much as possible, to student’s contexts and according with programs objectives. From the aspects we consider relevant in the teaching/learning process, in this article we underline the relationship of trust that must be established between teacher and students, expressed, for example, in their par􀆟cipa􀆟on in planning these ac􀆟vi􀆟es, the defini􀆟on of objectives and evaluation; the role of the teacher as a reference model for their students; the weighting and balance that must be present in the definition of the conditions proposed by the teacher and the choice opportunities for students; the importance of learning in a group se􀆫ng; the effects of "extensive curriculum" and "deep curriculum" in the development of learning, atitudes and skills . The "drati scope or domain " and "folders”, proposed by Gardner as educational strategies to promote integrated artistic production approach, of perception and reflection, will also be analyzedpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRAPOSO, F.M. (2013) - Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais. .). Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, n.º 13.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6136
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectActividade docentept_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.titleContributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage4pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameRaposo
person.givenNameFernado Manuel
person.identifier.orcid0000-0002-3907-3667
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdbf567c0-9b7d-4c8f-986f-6fe451b5e4d6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydbf567c0-9b7d-4c8f-986f-6fe451b5e4d6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Raposo F..pdf
Size:
218.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: