Repository logo
 
Publication

O desafio às condições do ensino do design para a abordagem à complexidade: uma reflexão a partir de estudo exploratório

dc.contributor.authorMaia, Manuela
dc.date.accessioned2022-07-19T14:00:34Z
dc.date.available2022-07-19T14:00:34Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO ensino do design tem vindo a fazer evoluir o desenvolvimento de competências perante a complexidade crescente da realidade. Com um enquadramento teórico construído a partir de contributos recentes sobre o tema, realizámos um estudo exploratório envolvemos estudantes de design. Com o objetivo de compreender as condições da abordagem aos problemas complexos refletimos de modo mais alargado sobre o contexto de ensino-aprendizagem do século XXI. Os estudantes abordaram um problema complexo, um problema real colocado por um interlocutor real. Começámos por aferir da perceção dos estudantes sobre as condições do ambiente e das particularidades inerentes a aspetos intrapessoais. Permitindo-lhes escolher o nível de abordagem ao problema observámos o seu desempenho em sessões autónomas de interação com o interlocutor, previamente preparadas. Completámos os dados em análise com as razões identificadas pelos próprios estudantes para o seu desempenho. A partir dos resultados formulámos um conjunto de questões sobre as condições do contexto de ensino-aprendizagem, que podem contribuir para desenvolver e aprofundar a reflexão sobre os desafios colocados ao ensino do design pela necessidade de abordagem à complexidade. Na nossa perspetiva, as condições a que têm de responder os contextos de ensino terão que permitir que a resposta à complexidade seja alcançada pelo domínio de competências cujo foco seja dirigido para os problemas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Design education has been making evolve the competencies development before the growing complexity of reality. With a theoretical framework built from recent contributions on the subject, we carried out an exploratory study involving design students. In order to understand the conditions of the approach to complex problems, we reflect more broadly on the teaching-learning context of the 21st century. The students tackled a complex problem, a real problem posed by a real interlocutor. We started by assessing the students' perception about the environment conditions and the particularities inherent to intrapersonal aspects. Allowing them to choose the level of the problem approach we observed their performance in autonomous sessions of interaction with the interlocutor, previously prepared. We completed the data under analysis with the reasons identified by the students for their performance. Based on the results we formulated a set of questions about the conditions of the teachinglearning context, which can contribute to developing and deepening the reflection on the challenges posed to design education by the complexity approach requirement. In our perspective the conditions to which learning contexts have to respond will have to allow the approach to complexity achieved by the domain of competences whose focus is directed to the problems.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMAIA, Manuela (2022) - O desafio às condições do ensino do design para a abordagem à complexidade: uma reflexão a partir de estudo exploratório. In Raposo, D., ed. [et al.] - Investigação e ensino em design e música. Castelo Branco : IPCB. p. 8-17. (Convergências Research Books ; vol. III).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8034
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCBpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectComplexidade e inquiriçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectComptenciespt_PT
dc.subjectComplexity e inquirypt_PT
dc.titleO desafio às condições do ensino do design para a abordagem à complexidade: uma reflexão a partir de estudo exploratóriopt_PT
dc.title.alternativeThe challenge to design education conditions for the approach to compexity: a reflection from an exploratory studypt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e ensino em design e músicapt_PT
oaire.citation.volumeVol. IIIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Art. 1 Maia.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format