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O escolanovista Faria de Vasconcelos e a educação das crianças anormais: ação (psico)pedagógica no Instituto de Reeducação Mental e Pedagógico (1929-31)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2020-01-10T15:19:33Z
dc.date.available2020-01-10T15:19:33Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.description.abstractAbordamos o escolanovista português, Faria de Vasconcelos (1880-1939), que foi uma figura pedagógica incontornável do Movimento da Escola Nova, no âmbito dos seus contributos às crianças anormais. O arco histórico percorre as primeiras décadas do séc. XX, período onde apenas existia para as crianças anormais o Instituto Médico-Pedagógico, Colónia Agrícola S. Bernardino e Instituto Médico-Pedagógico ‘Florinhas da Rua’. Norteamo-nos por um argumento analítico e hermenêutico, sob uma metodologia historico-descritiva ocumental, cujo corpus teórico-conceptual assenta nas fontes primárias deste pedagogo e das ‘Obras Completas’, reunidas e analisadas por Ferreira Marques; espólios de arquivos e monografia do Instituto de Reeducação Mental e Pedagógico; e nas fontes secundárias existentes em várias bibliotecas, revistas e dissertações académicas. Centralizamo-nos nas ações, ideias e experiências de Faria de Vasconcelos na educação nova e na educação especial. Os objetivos são: analisar a difusão e influências do Movimento da Educação Nova, no contexto português da época; analisar as ideias sobre a educação das crianças ‘anormais’ (retardadas/atrasadas escolarmente) neste escolanovista e o impacto da Proposta de Lei de João Camoesas (1923), assim como a sua ação tida no Instituto de Reeducação Mental e Pedagógica (1929-31). A educação das crianças ditas ‘anormais’ foram psicopedagogicamente um dos temas centrais de Faria de Vasconcelos que pretendia uma educação integral (inclusiva). Os seus contributos psicopedagógicos, como escolanovista e, em especial, à educação das crianças ‘anormais’ foram importantes, especialmente a criação do Instituto e, por isso, constitui um dos maiores vultos da História da Educação em Portugal, de grande prestígio europeu e na Latino-América.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2019) -O escolanovista Faria de Vasconcelos e a educação das crianças anormais: ação (psico)pedagógica no Instituto de Reeducação Mental e Pedagógico (1929-31). Travessias -Revista (Cascavel-Brasil), v. 13, n. 3, set./dez, p. 152-172pt_PT
dc.identifier.issn1982-5935
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6871
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherTravessias - Revistapt_PT
dc.relation.publisherversionTravessias - Revistapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEscola novapt_PT
dc.subjectAnormais escolares.pt_PT
dc.titleO escolanovista Faria de Vasconcelos e a educação das crianças anormais: ação (psico)pedagógica no Instituto de Reeducação Mental e Pedagógico (1929-31)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCascavel - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage172pt_PT
oaire.citation.issueSetembro/dezembro -2019pt_PT
oaire.citation.startPage152pt_PT
oaire.citation.titleTravessias -Revistapt_PT
oaire.citation.volume13 - nº 3,pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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