Repository logo
 
Publication

Designações versus conceções da infância portuguesa nos dicionários e discursos (séc. XIX e parte do XX)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2021-05-12T10:42:11Z
dc.date.available2021-05-12T10:42:11Z
dc.date.issued2021-04-29
dc.description.abstractTrata-se de um estudo histórico-descritivo, de teor hermenêutico, construído na base da literatura e escritos da época sobre a conceção social da criança e da sua infância, com recurso a designações, nomenclaturas ou adjetivações nos dicionários e discursos científicos (médico-higienistas, jurídico-legais, pedagógicos) e político-ideológicos, no período do séc. XIX até 1930. Em especial, abordaremos a ‘Outra’ infância, a qual a classificamos como infância diferenciada da dita normal por estar à margem da normalização e escolarização imposta pela sociedade. Norteamo-nos por uma tríade de objetivos, que correspondem aos pontos de abordagem: compreender a designação referencial etimológica dos termos criança-infância (dicionários) articulada com a linguagem discursiva científica da época; explicar as diversas conceções e termos afins que integra a ‘Outra Infância’ por nós utilizada; conhecer o significado das categorias de menor estabelecidas na Lei de Proteção à Infância, de 1911 em sintonia com as medidas tutelares de proteção.pt_PT
dc.description.abstractThis is a historical-descriptive study, of hermeneutic content, constructed on the basis of literature and writings of the time on the social conception of the child and his childhood, using designations, nomenclatures or adjectives in dictionaries and scientific discourses (medical-hygienists, legal-legal, pedagogical) and political-ideological, in the period of the century. 19th century to the 1930. In particular, we will approach the 'Other' childhood, which we classify as a childhood differentiated from the so-called normal because it is on the margins of normalization and schooling imposed by society. We are guided by a triad of objectives, which correspond to the points of approach: to understand the etymological referential designation of the terms child - childhood (dictionaries) articulated with the scientific discursive language of the time; explain the various designs and related terms that includes the 'Other Childhood' used by us; to know the meaning of the categories of minors established in the Child Protection Act of 1911 in line with the protective measures of protection.pt_PT
dc.description.abstractSe trata de un estudio histórico-descriptivo, de contenido hermenéutico, construido sobre la base de la literatura y de los escritos de la época sobre la concepción social del niño y su infancia, con recurso a las designaciones, nomenclaturas o adjetivos de los diccionarios y discursos científicos (médico-higienistas, jurídico-legal, pedagógico) y político ideológicos, en el período del Siglo XIX a 1930. En particular, nos acercaremos a la ‘Otra Infancia’, la cual clasificamos como una infancia diferenciada de la llamada normalidad, que estaba en los márgenes de normalización y escolarización impuestos por la sociedad. Nos guiamos por una tríada de objetivos, que corresponden a los puntos de enfoque: entender la designación referencial etimológica de los términos niño - infancia (diccionarios) articulado con el lenguaje discursivo científico de la época; explicar los diversos diseños y términos relacionados que incluyen la 'Otra Infancia' utilizada por nosotros; conocer el significado de las categorías de menores establecidas en la Ley de Protección de la Infancia de 1911 de conformidad con las medidas de protección.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolviemnto - ULHT; Instituto Politécnico de Castelo Branco.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2021) - Designações versus conceções da infância portuguesa nos dicionários e discursos (séc. XIX e parte do XX). Quaestio Revista (Sorocaba-SP), Vol. 23, nº 1 (jan./abril), p. 247-269.pt_PT
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p247- 269pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7531
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSorocaba - São Paulopt_PT
dc.relation.publisherversionperiodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3895pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectConceções da infânciapt_PT
dc.subjectDesignações outra infânciapt_PT
dc.subjectHistória socialpt_PT
dc.subjectInfância nos dicionáriospt_PT
dc.subjectConceptions of childhoodpt_PT
dc.subjectDesignations another childhoodpt_PT
dc.subjectSocial historypt_PT
dc.subjectConcepciones de la infanciapt_PT
dc.subjectDesignaciones de otra infanciapt_PT
dc.subjectHistoria socialpt_PT
dc.titleDesignações versus conceções da infância portuguesa nos dicionários e discursos (séc. XIX e parte do XX)pt_PT
dc.title.alternativeDesignations versus conceptions of portuguese childhood in dictionaries and speeches (19th century and part 20th)pt_PT
dc.title.alternativeDesignaciones versus concepciones de la infancia portuguesa en los diccionarios y discursos (Siglo XIX y parte del XX)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSorocaba - São Paulo - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage269pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage247pt_PT
oaire.citation.titleQuaestio: revista de estudos em educaçãopt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Quaestio_Revista_InfânciaDicionarios_designaçõesConceptuais-23-1_21.pdf
Size:
283.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format