Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a presente comunicação pretende-se demonstrar a importância do espaço dedicado á Prática Pedagógica nos currículos de Formação inicial das Escolas Superiores de Educação.
Apresentam-se, de forma sucinta, vários modelos de formação de professores, situando-se a Escola Superior de Educação de Castelo Branco no contexto actual e possível, mas antecipando um futuro desejável, mais consentâneo com as correntes de formação que se vêm posicionando de acordo com o paradigma reflexivo.
Considera-se que o espaço e o tempo das práticas pedagógicas devem ser entendidos na sua especificidade como privilegiados, se queremos caminhar com firmeza no sentido de um ensino mais humanizado, menos tecnocrata e mais preparado para enfrentar a viragem do século.
Description
Keywords
Práticas pedagógicas Formação de professores Paradigma reflexivo
Citation
ABRANTES, Manuela (2001) - A prática pedagógica - um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial?. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V, n.º Especial, p. 173-177.
Publisher
Escola Superior de Educação de Castelo Branco