Repository logo
 
Publication

A importância da presença dos pais em aulas de violino no ensino especializado de música

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Jorge Canhoto Matos de
dc.contributor.authorCarneiro, Alfeu Pinho Leite
dc.date.accessioned2018-01-07T22:40:28Z
dc.date.available2018-01-07T22:40:28Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente trabalho é realizado no âmbito do mestrado em ensino da música – instrumento e música de conjunto e apresenta a prática de ensino supervisionada e a investigação realizada. Numa primeira parte apresenta-se a prática de ensino supervisionada, a qual consistiu em lecionar e acompanhar um aluno nas aulas de violino e uma classe de conjunto, neste caso, a Orquestra Geral do Conservatório de Música de São José da Guarda. Na segunda parte apresenta-se o estudo realizado sobre a importância da presença dos pais nas aulas de violino na evolução da aprendizagem dos alunos no ensino especializado de música. Trata-se de um estudo de caso que adota uma metodologia mista, isto é, quantitativa e qualitativa, em que participam três professores e cinco alunos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram as grelhas de observação e o inquérito por questionário (um aplicado aos alunos e outro aplicado aos professores). Os resultados demonstram que a presença dos pais influencia a prestação dos alunos nas aulas de violino, mas em determinados casos a presença inibe os alunos e noutros casos estimula-os.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present work is realized within the scope of the masters in teaching of the music - instrument and music of set and presents the practice of supervised teaching and the realized investigation. The first part presents the supervised teaching practice, which consisted of teaching and accompanying a student in violin lessons and a class of ensemble, in this case, the General Orchestra of the Conservatory of Music of São José da Guarda. The second part presents the study about the importance of the presence of parents in violin classes in the evolution of student learning in specialized music education. It is a case study that adopts a mixed methodology, that is, quantitative and qualitative, in which three teachers and five students participate. The data collection instruments used were the observation grids and the questionnaire survey (one applied to students and the other applied to teachers). The results show that the presence of the parents influences the students' performance in violin classes, but in some cases the presence inhibits the students and in other cases stimulates them.pt_PT
dc.identifier.tid201810620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5836
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino violinísticopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectViolin teachingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.titleA importância da presença dos pais em aulas de violino no ensino especializado de músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Alfeu Pinho Carneiro.pdf
Size:
3.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: